A expressão “ok” surgiu em 1839, a partir de uma piada. Atualmente, é a palavra mais escrita e digitada do mundo, e faz parte do vocabulário de muitas pessoas no planeta inteiro. A palavra é tida por muitos como a melhor invenção em língua inglesa e já está consolidada como opção linguística.
Especialistas norte-americanos que estudam a expressão costumam considerá-la como muito incomum, e palavras incomuns geralmente não fazem parte do vocabulário das pessoas. Esses estudiosos geralmente costumam eleger uma série de coincidências que permitiram que a expressão “ok” alcançasse tanta popularidade.
Como qualquer termo que surge sem pretensão alguma, a origem da palavra é cercada por curiosidades em torno de sua história. Acompanhe o texto a seguir para saber mais sobre a origem da expressão “ok”.
Origem da expressão OK
A palavra mais falada e digitada no planeta surgiu como uma brincadeira. Em 1839, um jornal da cidade de Boston criou a expressão “ok”, que significava “tudo certo”. Atualmente, sua origem improvável, assim como a trajetória e a importância que a expressão alcançou ao longo dos tempos, é objeto de várias pesquisas acadêmicas.
Linguistas norte-americanos defendem que essa é a invenção mais sensacional da língua inglesa e seu sucesso é um acontecimento curioso e difícil de se explicar por completo. O fato é que a brincadeira se popularizou e atualmente a expressão é conhecida e falada no mundo inteiro.
A história por trás da expressão
A história propriamente dita envolve a publicação da palavra “O.K” em um jornal de Boston, em 1839. O jornal transformava expressões em siglas e, na edição de 23 de março de 1839, o termo aparecia pela primeira vez: “o.k – all correct”.
Essa brincadeira fazia a troca das primeiras letras do “all correct”, de acordo com os sons, algo que pronunciado se assemelharia ao som do “o” e do “k”, formando a expressão “ok” como é conhecida desde o início.
A história é comprovada por diversos estudiosos norte-americanos e, ao longo dos 170 anos em que a expressão foi utilizada, pesquisas divulgaram outras versões para o surgimento do termo com a sua funcionalidade linguística destorcida.
Curiosidades sobre a origem da expressão OK
As versões alternativas criadas acerca da origem da expressão “ok” envolvem muita imaginação e casos curiosos, que despertam a atenção das pessoas, que passam a acreditar na veracidade de fatos inexistentes em sua maioria.
Uma das versões alternativas diz que a expressão nasceu no século XIX em Boston. Em vez de usar as letras AC, que seriam confundidas como abreviação para “alternating current” (corrente alternada), escolheu-se usar as letras “OK”, para se referir a “oll korrect”, uma gíria muito usada e com o mesmo significado.
Há quem diga que a sigla também teria surgido durante a Guerra de Secessão americana, que ocorreu entre 1861 e 1865. Naquela época, era muito comum que as pessoas exibissem em suas fachadas a expressão “ok”, significando “zero killed”, ou “zero mortos” em português.
A história do termo também envolveria a tentativa dos norte-americanos do século XVIII imitarem a pronúncia em francês de um rum da época, conhecido como Aux Cayes. Outros casos também dão conta da palavra “ok” como abreviação para um inglês vulgar “oll korrect”.