Quando se fala em Antiguidade, o auge da engenharia, beleza e arquitetura certamente foi alcançado por meio das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Cada uma é considerada um feito mais do que surpreendente da capacidade humana e, juntas, são capazes de revelar à modernidade muitos detalhes a respeito da vida humana de tempos antigos, onde a história, cultura e religião eram distantes. Mas quais foram elas? E quais são as atuais?
Atualmente, apenas uma das maravilhas da Antiguidade resiste intacta, já que a maioria existiu brevemente. O Colosso de Rodes, por exemplo, só se manteve em pé por menos de 60 anos, enquanto os Jardins Suspensos da Babilônia podem nem mesmo ter existido. Confira mais informações a respeito de tais monumentos da humanidade abaixo.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo e do Mundo Moderno
As construções da Antiguidade que entraram para a lista de maravilhas foram consideradas por Filão de Bizâncio, um grego do século III a.C., verdadeiras obras que deveriam ser admiradas por todos. A lista do homem não foi a única do tipo na época, mas certamente foi a mais popular. Dentre elas, quatro ficavam na Grécia, duas no Egito e uma na Babilônia. São elas:
- Grande Pirâmide de Gizé;
- Jardins Suspensos da Babilônia;
- Estátua de Zeus;
- Templo de Ártemis;
- Mausoléu de Halicarnasso;
- Colosso de Rodes;
- Farol de Alexandria.
De forma que fosse possível constituir a lista de maravilhas, os viajantes gregos exploravam uma série de civilizações mediterrâneas, como os egípcios, babilônios e persas. Feitas as viagens, compilavam então guias com as atrações mais notáveis para recomendar às pessoas. As chamavam de theamata (vistas), evoluindo para thaumata (maravilhas).
Mesmo que exista uma infinidade de estruturas no Mundo Antigo que também poderiam ser incluídas, o número sete foi escolhido pois os gregos acreditavam que ele possuía um significado espiritual, representando a perfeição: era a soma dos cinco planetas até então conhecidos com o Sol e a Lua.
As Sete Maravilhas do Mundo Moderno
No dia 7 de julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa, foram anunciadas as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Por meio do evento, os responsáveis buscavam manter viva na memória a grandiosidade das obras construídas pelo homem, e que ainda merecem ser vistas. Saiba quais são elas:
- Coliseu (Itália);
- Chichén Itzá (México);
- Machu Picchu (Peru);
- Cristo Redentor (Brasil);
- Muralha da China (China);
- As Ruínas de Petra (Jordânia);
- Taj Mahal (Índia).