QI avançado: Aprenda a aumentar sua inteligência através de hábitos

O QI avançado é um objetivo comum entre as pessoas, principalmente pelo bom desempenho em exames, provas e testes diversos. Porém, existem maneiras de aumentar a sua inteligência através de hábitos simples que você pode adotar a partir de hoje na sua rotina.

O Quociente de Inteligência, conhecido como QI, consiste em uma pontuação obtida por meio da realização de testes que avaliam a inteligência humana em diferentes perspectivas. No geral, as pontuações consistem em estimativas de inteligência, pois não existe uma medida exata para essa habilidade. Em todos os casos, considera-se como QI avançado aquele acima de 110.

continua depois da publicidade

A princípio, antes dos testes de quociente de inteligência serem inventados, houveram diversas tentativas para classificar as pessoas dentro de categorias com base nos comportamentos observados dentro da vida cotidiana. Atualmente, existem maneiras de aumentar a inteligência através de hábitos simples e práticas positivas para o cérebro humano. Saiba mais informações a seguir:

Como aumentar a inteligência e ter um QI avançado?

Leia também

1) Pratique a leitura

A leitura é um instrumento poderoso para estimular a aprendizagem, desenvolver a memória, impulsionar a cognição e auxiliar no aumento da inteligência. Desde livros até artigos científicos, revistas culturais e jornais diários, é importante investir nessa prática para ter um QI avançado, principalmente por ser um exercício para o cérebro.

Por meio da leitura é possível trabalhar a imaginação, estimular a capacidade cerebral de interpretação, criar suposições sobre consequências, investigar novos contextos e expandir o vocabulário pelo contato com novas palavras. Como consequência, a prática cotidiana pode enriquecer tanto a comunicação quanto os relacionamentos sociais.

continua depois da publicidade

Se você tem dificuldade em começar, experimente leituras prazerosas por alguns minutos ao longo do dia. Carregue consigo um livro ou uma revista para folhear no tempo livre, pois aos poucos você se educa a ler mais ao invés de usar o celular ou se distrair com a televisão. Por fim, visite livrarias e bibliotecas para ter contato com a experiência literária.

2) Experimente jogos inteligentes

Xadrez, dama, quebra-cabeça, videogames e jogos de tabuleiro são formas divertidas de aumentar a inteligência e ter um QI avançado. Mais do que distrair e agir como uma forma de entretenimento, esses jogos inteligentes são ferramentas para trabalhar a cognição, memória, coordenação motora, raciocínio lógico, solução de problemas e interpretação.

Você pode apostar em jogos físicos, mas também nos digitais que estão disponíveis na palma da sua mão nos smartphones. Evite aplicativos muito coloridos e musicados, pois esse excesso de estímulos acaba sendo mais prejudicial do que benéfico ao longo do tempo. Se preferir, convide amigos ou entre em desafios com a família para ter novos desafios.

continua depois da publicidade

O mais interessante é investir em jogos que vão se tornando mais difíceis com o tempo, como os que funcionam com o sistema multinível. Dessa maneira, além de não ficar monótono, você acaba tendo novas missões e ultrapassando os próprios limites. Como citado anteriormente, não é preciso de muitos recursos para começar, porque existem opções disponíveis na loja de aplicativos do seu celular.

3) Quebre a rotina

Ainda que seja interessante para a vida prática, a rotina não é tão positiva para o cérebro, pois acaba criando caminhos de menor esforço para a realização das atividades cotidianas. Com o tempo, o sistema nervoso passa a redirecionar os recursos para outros setores porque entende que aquelas demandas são usuais e não precisam de tanta energia.

continua depois da publicidade

Portanto, considere quebrar a rotina algumas vezes na semana e sair do planejado. Experimente ir passear durante o intervalo do expediente, começar uma leitura diferente no final do dia, conversar com os seus amigos por vídeo ou até praticar uma nova atividade física. Assim, será possível manter o cérebro ativo e trabalhando nas funções inteligentes.

Com o tempo, ainda que isso se torne um hábito, não fará parte da rotina porque a intenção é sempre buscar algo novo e diferente. Para te ajudar a se organizar, você pode listar em uma folha tudo aquilo que tem curiosidade ou deseja fazer e aos poucos ir experimentando. A intenção aqui é criar novas experiências, acessar outros conhecimentos e estimular a inteligência.

Você também pode convidar amigos e familiares, pois a socialização é aliada do QI avançado.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade