Você já se perguntou por que a maioria dos cachorros que vemos por aí têm olhos castanhos? Será que isso tem alguma relação com a sua origem, personalidade ou saúde?
Continue lendo e entenda as possíveis explicações para esse fenômeno, baseadas em evidências científicas e genéticas.
O que, afinal, pode determinar a cor dos olhos em cachorros?
Diferentes fatores influenciam neste aspecto. Algumas raças têm cores de olhos específicas que são determinadas pela genética e pela cor da pelagem.
Em outras, a cor pode variar dependendo da combinação de cromossomos que se cruzam durante a reprodução.
A cor mais comum é o castanho, enquanto a mais rara é o verde. No entanto, muitos cães da mesma raça podem ter olhos de tonalidades diferentes, dependendo das características herdadas.
Mas por que o castanho é predominante se os cachorros descendem dos lobos?
A resposta pode estar na domesticação. Como assim? Bem, os cães foram domesticados a partir de lobos cinzentos. Isso ocorre há pelo menos 15.000 a 50.000 anos, mais ou menos.
Durante esse processo, os humanos selecionaram os animais que tinham características mais desejáveis, como tamanho, forma, cor, comportamento e até mesmo a cor dos olhos.
Inclusive, um estudo recente realizado por pesquisadores das Universidades de Ciências Teikyo e Showa, no Japão, dá algumas pistas sobre isso.
Os cientistas mostraram fotos de cães de 33 raças diferentes, com olhos claros ou escuros, para 142 voluntários japoneses.
Eles pediram que os participantes avaliassem cada pet em termos de amizade, agressividade, maturidade e inteligência.
Os resultados mostraram que os animais com olhos escuros foram percebidos como mais amigáveis, sociais e menos agressivos do que os de olhos claros.
Além disso, as cores escuras fizeram os cachorros parecerem mais jovens e filhotes, o que pode despertar o instinto de cuidado dos humanos.
O que dizem os pesquisadores?
Akitsugu Konno, cientista comportamental da Universidade de Ciência de Teikyo e autor da pesquisa, afirmou que:
“(…) As íris mais claras têm alguma vantagem evolutiva para os lobos. No entanto, a domesticação perdeu essa pressão seletiva e os olhos apareceram mais escuros em alguns cães originários”.
Assim, é possível que os humanos tenham favorecido os cachorros com olhos castanhos ao longo da história por considerá-los mais simpáticos e dóceis.
No entanto, isso não significa que todos esses animais tenham olhos castanhos. Algumas raças, como o Husky Siberiano, têm olhos azuis, resultado de uma mutação genética.
Apesar da conclusão, os autores ressaltam que existem outros fatores que podem influenciar a cor dos olhos dos cães, como a genética, o ambiente e a saúde. Por este motivo, mais estudos são necessários para confirmar essa hipótese.
Por que alguns cães têm olhos de duas cores diferentes (heterocromia)?
Alguns cachorros são afetados por uma condição chamada heterocromia, que é uma diferença na quantidade de melanina entre os olhos.
A melanina é um pigmento que dá cor à pele, pelo e olhos dos animais. Desse modo, os olhos castanhos contêm uma alta concentração de melanina, enquanto os verdes ou azuis têm menos.
A heterocromia pode ser causada por uma alteração genética e hereditária, que não apresenta riscos para a saúde dos cães.
Nesse caso, o animal já nasce com olhos de cores diferentes e pode ter uma vida normal e saudável. Algumas raças são mais propensas a ter heterocromia, como Husky Siberiano, Border Collie, Pastor Australiano e Dálmata.