Você já deve ter percebido que as regras da Língua Portuguesa sofreram algumas mudanças ortográficas ao longo dos anos. O problema é que a norma culta do nosso idioma deixa muitos concurseiros em dúvida na hora de escrever determinadas palavras.
Por exemplo, qual é a forma correta: “pêlo” ou “pelo”? Vamos responder a esta questão de uma forma simples e prática. Acompanhe-nos até o fim da leitura e nunca mais fique em dúvida a respeito da grafia desta palavra. Confira.
Afinal, é “pêlo” ou “pelo”?
Uma das mudanças recentes realizadas pelo Novo Acordo Ortográfico foi a perda do acento circunflexo na palavra “pêlo”, que agora é escrita como “pelo”.
Antes da reforma ortográfica, essa palavra, que se refere aos pelos de animais ou seres humanos, era escrita com acento circunflexo no “ê”, ou seja “pêlo”. Essa acentuação indicava que a vogal “ê” era tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra.
Assim, dizíamos “pê-lo” para destacar a cobertura de pelos. Na verdade, o objetivo é unificar e simplificar as regras de escrita nos países que adotaram a Língua Portuguesa como idioma oficial.
E uma das mudanças foi a eliminação de alguns acentos que não alteravam a pronúncia das palavras, como é o caso do acento circunflexo em determinadas letras como “e” e “o”, por exemplo.
Então, o correto é sempre escrever “pelo” e não “pêlo”, combinado?
Sem alteração no significado
Essa alteração em questão não alterou em nada o significado da palavra “pelo”, que continua a mesma de sempre. Apenas simplificou a escrita, seguindo as novas normas ortográficas, além de facilitar o aprendizado e o uso da Língua Portuguesa.
Como “pelo” se tornou a forma padrão de escrita, alinhando-se às novas regras estabelecidas pela reforma ortográfica, a palavra “pêlo” com acento circunflexo não existe mais em nosso idioma e, portanto, não deve ser usada em textos.
Exemplos
Selecionamos alguns exemplos com a palavra pelo, para que você entenda melhor essa mudança e não fique mais em dúvida na hora de escrever. Veja só:
- Os pelos daquela raça de cachorro precisam ser escovados regularmente;
- Ela escolheu um elegante tapete que tinha pelos de qualidade superior;
- Pelos escuros cobriam o rosto do homem barbudo;
- Ela retirou os pelos da roupa antes de sair de casa para trabalhar;
- Os pelos da escova de pintura são bastante resistentes e duráveis;
- Aquele gato persa deixou pelos em todos os cômodos da casa;
- O corte de cabelo curto é ideal para quem prefere pelos mais práticos de cuidar;
- Você sabia que os pelos das nossas sobrancelhas protegem os olhos contra o suor e a poeira?;
- Os pelos das patas da aranha tarântula podem causar alergia em uma pessoa.
Agora que você sabe que o correto é “pelo” e não “pêlo”, segundo a norma culta, não vale mais errar na prova de redação do concurso, certo? Boa sorte.