O que o tipo sanguíneo diz sobre sua personalidade? Confira características

Existem inúmeras teorias nacionais e internacionais que sugerem a relação direta entre comportamento, personalidade, desempenho no trabalho e tipo sanguíneo.

A tipagem sanguínea é o processo constituído pela coleta e análise de sangue para verificar a qual grupo a pessoa pertence. Por exemplo, se ela possui o tipo A, AB ou O. Isso é extremamente importante no momento do atendimento médico, já que as informações são usadas como referência para transfusões e atendimentos clínicos.

continua depois da publicidade

A partir da amostra, o laboratório encarregado consegue fazer testes de compatibilidade com lâminas de sangue e respectivos reagentes. Mas e se eu te contar que existe uma pesquisa em andamento que teoriza a hipótese de que o tipo sanguíneo também pode revelar características da pessoa, como o desempenho no trabalho e a forma de lidar com as situação do dia a dia?

Aqui no Brasil, o estudo é encabeçado pelo especialista em gestão comportamental com neurociência e neurometria, Sérgio Ricardo. O pesquisador defende que a personalidade da pessoa, além das atividades as quais ela mais se identifica, estão relacionadas com a própria genética.

Leia também

Conforme suas análises ao longo dos anos em mais de 10 mil pessoas, ele sugere que o tipo sanguíneo pode realmente influenciar o comportamento em todos os sentidos. Inclusive, outra pesquisadora também estuda a possibilidade de elaborar até mesmo um plano de ação a partir do tipo sanguíneo para ter mais desempenho nas vidas pessoal e profissional.

continua depois da publicidade

Heloisa Bernardes, formada em bioquímica na Expansion Biologique, informa que o sangue contém uma imensidão de memória genética que a ciência está tentando decifrar. Mas, por outro lado, vale ressaltar que estas teorias não têm comprovação científica a partir de análises clínicas. Elas dizem respeito a hipóteses em estudo por parte de pesquisadores nacionais e internacionais.

Personalidade com base no tipo sanguíneo

Ficou com curiosidade em sabe qual, hipoteticamente falando, seria a sua personalidade de acordo com o seu tipo sanguíneo? O pesquisador Sérgio Ricardo levantou algumas características que discorremos logo abaixo:

  • Sangue do tipo A: pessoas propensas a serem mais sensíveis e inteligentes no dia a dia. Possuem habilidade para controlar a ansiedade com situações corriqueiras, mas precisam de exercícios e atividades desestressantes para isso. Caso a ansiedade se aflore, os indivíduos com o sangue do tipo A podem se sentir um paranoicos. Isso pode ser um problema no trabalho e, por isso, é necessário encontrar atividades que ajudem a trazer leveza para o corpo e a mente;
  • Sangue do tipo B: tendem a ser mais flexíveis no geral e, assim, conseguem estabelecer relações tranquilas com grande parte das pessoas de seu ciclo. Gostam de paz, mas sempre estão prontos para desafios que exigem reflexões e negociações;
  • Sangue do tipo AB: também sensíveis, as pessoas com sangue do tipo AB somam as características das duas tipagens combinadas: A e B. Podem ser um pouco inconsequentes e não gostam de rotinas engessadas. De qualquer maneira, são carismáticos e possuem uma característica bastante procurada no mercado de trabalho: a vontade de inovar e fazer diferente;
  • Sangue do tipo O: sensibilidade não é bem o sinônimo para pessoas com esta tipagem sanguínea. Pelo contrário, tendem a ser mais resistentes e confiantes no seu trabalho. Missão dada é missão cumprida, não é mesmo? Além disso, conseguem administrar atividades que exigem muito do corpo e da mente por serem otimistas. São propensos a serem mais intuitivos e, consequentemente, tendem a desenvolver funções de risco com mais facilidade.

Inclusive, a teoria sobre a relação entre personalidade e tipo sanguíneo não é de agora. A sociedade japonesa tem uma verdadeira obsessão pelo tema. Existem pelo menos quatro grandes livros sobre características associadas à tipagem sanguínea que já venderam milhões de cópias.

continua depois da publicidade

Um deles diz respeito à obra “A, B, O, AB Gata Jibun No Setsumeisho” (A, B, O, AB: Guia dos Tipos Sanguíneos), que foi escrito por um autor até o momento desconhecido.

Leia também

Concursos em sua
cidade