O que é trainee? Entenda tudo sobre esse tipo de vaga de trabalho

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o programa de trainee e como conquistar essa oportunidade de trabalho. Leia e descubra mais sobre esse tipo de vaga.

Os programas de trainee são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Eles possibilitam aos jovens que já concluíram seus cursos de graduação no período de até 2 anos, ou estão quase se formando, realizem um treinamento dentro de uma empresa para aprofundar seus conhecimentos e futuramente assumam cargos.

continua depois da publicidade

Os jovens, após diversos treinamentos e aprendizagem sobre funcionamento de empresas, são contratados por meio de programas especiais. Isso para crescerem e se desenvolverem como profissionais dentro da empresa que se identificam.

Em suma, o trainee é considerado como o ponto chave para que os jovens trabalhem em multinacionais. No entanto, para participar do programa, é necessário, além da formação, o cumprimento de alguns requisitos.

Veja a seguir como acontece o programa de Trainee.

continua depois da publicidade
Leia também

Como funciona esse tipo de vaga de emprego?

Os programas de trainee são fundamentais para o crescimento profissional e ingresso de jovens universitários ou recém-formados dentro de uma empresas. Esses objetivam realizar o recrutamento para desenvolver e o potencial de inúmeros jovens.

Apesar do principal requisito de ingresso no processo de trainee ser a formação superior há menos de 2 anos, ou que estejam no último ano da graduação, cada empresa possui diferentes critérios para diferenciar quais jovens podem vir a ser trainees.

continua depois da publicidade

Com efeito, visando o crescimento dos profissionais, grande parte dos processos seletivos para trainee, não exigem que os candidatos tenham experiência profissional anterior.

O processo de treinamento dura em média cerca de um a dois anos e, neste período, os jovens passam por diversos setores da empresa para poder criar afinidade com a área que pretende trabalhar.

Perfil do trainee

O perfil comumente exigido para ser trainee é o dos jovens que possuem entre 22 e 30 anos de idade, tenham realizado cursos extracurriculares, e possuam ao menos o domínio de uma língua estrangeira.

continua depois da publicidade

Além disso, desde o recrutamento até o final do programa, os jovens devem possuir grandes valores como: liderança; boa comunicação; serem criativos; visão empreendedora; saber trabalhar em equipe; capacidade de trazer soluções; proatividade, entre outros.

Habilidades deste profissional

Algumas das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho para vagas de trainee incluem:

  • Comunicação escrita e verbal;
  • Escuta ativa;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Criatividade;
  • Colaboração;
  • Persuasão;
  • Positividade;
  • Solução de problemas;
  • Integridade;
  • Flexibilidade;
  • Inovação.

Às vezes pode ser difícil determinar quais habilidades você realmente possui – especialmente quando se trata de soft skills. Se você está tentando listar suas habilidades, tome como ponto de partida as seguintes dicas:

Fale com um colega de trabalho: pergunte a um colega de trabalho que você conhece bem o que eles consideram algumas de suas principais habilidades. Muitas vezes, outras pessoas podem ver suas habilidades com mais clareza do que você, o que pode ser útil para identificar no que você é bom.

Pense em seus prêmios e conquistas, mesmo os informais: se você foi reconhecido por algo, é provável que esteja relacionado a uma habilidade que você possui.

Faça uma avaliação de habilidades: esses questionários nem sempre são os mais precisos, mas eles podem ajudar a lembrá-lo de algumas capacidades que você esqueceu que tinha ou ajudá-lo a identificar seu nível de especialização em uma habilidade.

Onde trabalha o trainee?

Quando contratados por uma empresa, os trainees costumam trabalhar nos seguintes setores: vendas; jurídico; marketing; financeiro; e, gestão de pessoas. Assim, agrega à empresa seus conhecimentos com excelência.

Vale destacar que os programas de trainee costumam apresentar entre de cinco a sete etapas para escolha dos profissionais, sendo as mais comuns: inscrição; avaliações feitas de forma virtual; dinâmicas de grupo; prova oral de língua estrangeira; painel de negócios e entrevista final.

Após a realização de todas as etapas exigidas, os aprovados ao final do processo classificatório serão incorporados na dinâmica da empresa e destinados às áreas escolhidas no início do processo, as quais possuem mais afinidade profissional, ou para os departamentos em que se destacaram pelo seu desempenho.

Qual a diferença entre trainee e estagiário?

Ao realizar um estágio, você geralmente fica em uma empresa por seis meses, com a qual estabeleceu um acordo sobre as tarefas que irá realizar, pelas quais recebe uma remuneração de estágio.

Os estágios geralmente fazem parte de seus estudos e, portanto, você precisa estar vinculado obrigatoriamente a uma instituição de ensino. Em alguns casos, é possível que o estagiário fique na empresa e seja contratado como empregado, quando este apresenta excelente desempenho.

Já o trainee é visto como um empregado normal desde o primeiro dia, recebe um salário normal (que é muito superior à remuneração do estágio) e ganha muito mais responsabilidade dentro da empresa. Em comparação com um estágio, espera-se que os trainees permaneçam na empresa após a conclusão do programa.

Leia também

Concursos em sua
cidade