Em primeiro lugar, a sintaxe é uma área da gramática que estuda a disposição das palavras dentro de frases e orações, analisando desde os períodos como a relação lógica estabelecida entre os termos na construção textual. Sendo assim, é um instrumento que funciona para a transmissão do significado completo e compreensível dentro das mensagens verbais dos emissores.
Acima de tudo, a sintaxe é um elemento fundamental para compreender como as palavras e orações podem ser combinadas dentro do desenvolvimento do discurso. Desse modo, influencia nos aspectos de interpretação, significado e significantes, coesão, coerência e outros pontos importantes da Língua Portuguesa. Saiba mais a seguir:
Como se compõe a sintaxe?
A princípio, as funções sintáticas são construídas pelas partes constitutivas de um texto, sendo elas as frases, orações e períodos. No entanto, existem diferenciações conceituais e construtivas em cada uma dessas estruturas.
1) Frase
Em primeiro lugar, a frase é definida como um enunciado ou conjunto de palavras que possui um sentido completo, mas sem necessariamente possuir um verbo. Dessa forma, pode ser uma frase nominal ou frase verbal.
Exemplo:
- Terra à vista. – Frase nominal, pois não há verbo;
- Não quero trabalhar hoje. – Frase verbal, pois há verbo.
2) Oração
É um conjunto de palavra estruturadas principalmente ao redor de um verbo. Ou seja, para ser considerada uma oração, deve-se ter um verbo, uma ação.
Exemplo: Gosto de trabalhar bem cedo.
3) Período
Por definição, consiste em uma frase constituída de uma ou mais orações que possuem sentido completo por si só. Neste caso, podem ser compostas por uma oração e são chamadas de períodos simples, ou então podem ser períodos compostos, quando formado por mais de uma oração.
Exemplo:
- Meu companheiro de trabalho não veio hoje. – Período simples, pois só tem um verbo e uma oração;
- Meu companheiro de trabalho não veio hoje porque viajou com a empresa. – Período composto, pois existem dois verbos e duas orações.
Quais são as funções da sintaxe?
Para identificar as funções sintáticas de uma oração ou período, deve-se realizar a análise sintática. Esse procedimento consiste em uma investigação para identificar a sintaxe das palavras quando elas estão dispostas em orações ou das orações quando estão organizadas em períodos. Ou seja, é um mecanismo para identificar as partes de uma construção textual e sua relação com o todo.
A sintaxe determina que os termos da oração podem ser essenciais, acessórios ou integrantes, o que varia de acordo com a função dentro da frase. Neste sentido, existem funções sintáticas específicas realizadas por cada um dos termos em relação aos outros. Por definição, as funções essenciais referem-se ao sujeito e predicado.
Por sua vez, as integrantes estão associadas com o complemento verbal, complemento nominal e o agente da passiva. Finalmente, os acessórios referem-se ao adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativos. Portanto, a função sintática de uma palavra está conectada com o papel desempenhado por ela dentro de uma oração. Confira alguns exemplos de análise sintática e funções da sintaxe:
1) Ontem, eu emprestei minhas canetas para o meu irmão.
- Sujeito: eu;
- Predicado: emprestei minhas canetas para o meu irmão;
- Objeto direto: minhas canetas;
- Objeto indireto: para o meu irmão;
- Adjunto adverbial: ontem;
- Adjunto adnominal: o, meu.
2) Meu marido está livre de trabalho.
- Sujeito: meu marido;
- Predicado: está livre de trabalho;
- Predicativo do sujeito: livre;
- Complemento nominal: trabalho.
3) Ela comprou o bolo.
- Sujeito: ela;
- Predicado: comprou o bolo;
- Objeto direto: o bolo;
- Adjunto adnominal: o.
Qual é a importância da sintaxe?
De uma perspectiva mais técnica, a sintaxe permite que o leitor identifique as partes e estruturas dentro de uma oração ou período. Nesse contexto, consegue reconhecer quem é o emissor, qual é a mensagem, quem é o destinatário e o que está sendo dito, pois entende que cada parte desempenha uma função na construção de sentido do texto.
Como consequência, pode-se identificar os aspectos de semântica, aperfeiçoar a interpretação e produzir textos mais coesos. Ademais, a sintaxe fortalece os aspectos de concordância verbal e nominal no processo de escrita ou fala.