Por definição, o que é cultura está associado com um conjunto de tradições, costumes, hábitos e crenças de um grupo social. Desse modo, é uma herança transmitida entre gerações por meio da oralidade, mas também por itens que compõem o arcabouço cultural de uma comunidade, pois fazem parte dos rituais e do cotidiano dessas pessoas.
No entanto, é necessário ir além para entender esse conceito, assim como para conhecer as características e tipos. Mais do que uma lista de ações, a cultura está diretamente associada à identidade e o senso de pertencimento de um indivíduo dentro da coletividade, pois há um vínculo com a maneira de se relacionar com o mundo. Saiba mais informações a seguir:
O que é cultura e quais são as características?
De acordo com o conceito, a cultura é possui um caráter simbólico, pois é determinada com base no agregado de saberes, comportamentos, hábitos e ações realizadas dentro de uma comunidade. Neste sentido, são informações adquiridas através das relações sociais de um grupo, por meio da interação entre os membros e a transferência sutil desse conhecimento.
Como uma potência não estática, a cultura é modificada enquanto é transmitida entre as gerações, pois passa por adaptações que dependem de influências externas, como o advento da tecnologia e o desenvolvimento dos meios de comunicação, e de influências internas, como a hierarquia dentro da sociedade. A consequência direta desse processo é a transformação constante dos padrões culturais.
Acima de tudo, a cultura refere-se ao patrimônio social construído dentro de um grupo por meio dos comportamentos humanos. Sendo assim, engloba os aspectos de conhecimentos, experiências, valores, linguagem, relações espaciais, percepções de tempo e interação com os elementos do universo. Por isso, não está reduzida a um campo único.
Para entender a cultura de uma coletividade, é importante ir além do que se vê externamente, porque questões como linguagem, religião, alimentação, vestimenta, habitação e outros fatores são determinantes na malha subjetiva que os transforma em um grupo coeso. Por meio da cultura, pode-se entender como os conjuntos funcionam, mas também os indivíduos que o constituem.
Quais são os tipos de cultura?
1) Cultura de massa
É um tipo de cultura que se desenvolve a partir da construção de sentidos criados pela mídia, afetando a produção intelectual e artística da sociedade. Através de instrumentos como a televisão, pode-se construir uma noção de verdade que passa a se tornar universal entre as pessoas, como aconteceu com o consumismo dentro do modelo capitalista.
A cultura de massa depende principalmente de um tipo de difusão repetitiva que reforça a mensagem sendo transmitida até que se torne indiscutível. Para isso, são utilizados os diversos tipos de meio de comunicação, garantindo uma cobertura mais ampla do público.
2) Cultura erudita
A cultura erudita é caracterizada por um trabalho de especialização dentro de uma área de conhecimento, em que o indivíduo se aprofunda nas informações específicas a um campo de estudos. Dessa maneira, é diferente da cultura de massa porque está disponível para poucos indivíduos, sendo utilizado como um instrumento de diferenciação social.
Assim, quem tem acesso à cultura erudita torna-se superior àqueles limitados pela cultura de massa. Este é o caso de manifestações artísticas como a ópera, pois é vista como algo que pertence a uma elite do conhecimento.
3) Cultura popular
Por sua vez, a cultura popular está associada às tradições e saberes amplamente compartilhados pelas pessoas, como as receitas de medicamentos caseiros, as superstições, as crenças e rituais que devem ser realizados dentro da comunidade. Comumente, é difundida por meio da oralidade entre as gerações, sem estar limitado aos registros escritos.
O conjunto de elementos da cultura popular pode ser definido como folclore, mas não necessariamente possui o caráter de algo fictício ou imaginário.
4) Cultura organizacional
A cultura organizacional é caracterizada pelo conjunto de elementos institucionais que caracterizam uma empresa. Contudo, também determina como é realizado o trabalho, pois refere-se à missão, visão e valores que orientam todas as equipes igualmente, ainda que possuam atividades distintas.