Números romanos: aprenda como funcionam de uma vez por todas

Os números romanos são algarismos utilizados atualmente na descrição de informações como o nome de autoridades reais ou religiosas, descrição de séculos, páginas de livros e até nas horas. Aprenda como funcionam de uma vez por todas.

Em primeiro lugar, os números romanos ou algarismos romanos são indicações numéricas utilizadas na descrição de séculos, páginas de livros, capítulos literários, nomes de autoridades reais e religiosas, horas em relógios e outras categorias de informação. Neste sentido, possuem uma ordem específica, assim como formas distintas de serem escritas.

continua depois da publicidade

Para aprender como funcionam de uma vez por todas, é importante conhecer as numerações e seus equivalentes no sistema de algoritmos arábico, utilizado com os dez dígitos que se vê em contas e operações matemáticas. No geral, os números romanos são representados por letras maiúsculas. Saiba mais informações a seguir e aprenda como funciona:

Como funcionam os números romanos?

Leia também

Em primeiro lugar, os algarismos romanos são representados por letras maiúsculas, totalizando 7 numerações com a seguinte lógica:

  • A letra I equivale ao número 1;
  • A letra V equivale ao número 5;
  • A letra X equivale ao número 10;
  • A letra L equivale ao número 50;
  • A letra C equivale ao número 100;
  • A letra D equivale ao número 500;
  • A letra M equivale ao número 1000.

Sendo os números básicos, os demais são descritos pela repetição dessas letras, a partir de regras específicas. Neste contexto, é pouco eficiente para a realização de operações matemáticas, mas auxilia em alguns aspectos do cotidiano. Para representar outros números, deve-se usar primeiramente o algarismo de maior valor e depois aplicar uma dessas regras:

continua depois da publicidade
  1. Os algarismos de menor ou igual valor colocados à direita do primeiro devem ser somado ao algarismo de maior valor. Como acontece m XI para representar o número 11, pois soma-se 0 10 ao 1.
  2. Os algarismos de menor valor colocados à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor. Como acontece com XC para representar o número 90, pois se diminui 100 de 10.

Ademais, costuma-se utilizar um travessão por cima da letra para representar os números que foram elevados, como um símbolo da multiplicação daquele algarismo por mil. Assim, não existem letras específicas para designar milhões ou bilhões.

Leia também

Concursos em sua
cidade