Você sabe quantos olhos uma aranha tem, concurseiro? Não faz ideia? Pequenas em tamanho, mas grandes em fama, as aranhas causam arrepios só de pensar nelas, pelo menos para a maioria das pessoas.
Se você sempre teve curiosidade de saber como é a visão dos aracnídeos, veio ao lugar certo. Esta matéria vai revelar quantos olhos uma aranha tem.
Continue a leitura até o fim para conhecer a anatomia básica de um dos artrópodes que possui mais de 40 mil espécies catalogadas em todo o mundo. Confira.
Classificação das aranhas
Os cientistas costumam classificar as aranhas com base em sua anatomia estrutural. A quantidade de olhos de cada aracnídeo é um dos fatores mais importantes nessa classificação. As duas subordens que foram catalogadas atualmente são:
Opisthothelae
Este grupo inclui as aranhas caranguejeiras e outras espécies que já ouvimos falar e, às vezes, até nos deparamos com elas em alguma ocasião. Neste grupo, as quelíceras (garras) são paralelas e apontam para baixo.
Mesothelae
Esta subordem inclui aranhas consideradas mais raras, extintas ou de espécies mais antigas. Em comparação ao grupo acima, esses aracnídeos são diferenciados pelas quelíceras, que se movem longitudinalmente.
Afinal, quantos olhos uma aranha tem?
A maioria das aranhas possui oito olhos, com algumas exceções, evidentemente. Afinal, existem cerca de 40 mil espécies conhecidas. Por exemplo, os aracnídeos da família Dysderidae podem ter apenas seis olhos.
As aranhas da família Tetrablemma podem ter apenas quatro olhos, enquanto as da família Caponiidae geralmente têm apenas dois olhos.
Mas você sabia que também existem aranhas que não têm olhos, concurseiro? É verdade. Elas são totalmente cegas e vivem em cavernas subterrâneas onde a luz do sol não chega.
Onde estão localizados os olhos das aranhas?
Agora que você sabe quantos olhos uma aranha tem, vamos revelar a localização deles em seu corpo.
Os olhos delas estão localizados na cabeça, assim como as quelíceras e pedipalpos, que geralmente são posicionados em duas ou três fileiras ligeiramente curvas ou sob uma elevação, conhecida como cômoro ocular.
Se você se deparar com uma aranha de maior porte, como a tarântula, por exemplo, é possível ver seus olhos com nitidez, mesmo sem o auxílio de uma lupa ou de um microscópio.
Como é a visão das aranhas?
Embora você saiba quantos olhos uma aranha tem, a visão delas não é das melhores, sabia? Segundo os estudiosos da área, os olhos dos aracnídeos não conseguem enxergar mais do que apenas mudanças de luminosidade ou vultos ao redor.
Mas como as aranhas conseguem se locomover com tanta precisão se a visão delas não é eficiente? Simples. A extrema sensibilidade de seus pelos, espalhados ao longo do corpo, detecta até mesmo as menores vibrações das presas.
A visão da aranha saltadora
Saber quantos olhos uma aranha tem é importante, certo?
Como quase toda regra tem uma exceção, a aranha saltadora, conhecida como papa-moscas, é uma espécie que possui uma visão que permite reconhecer predadores ou possíveis inimigos, detectar movimentos, distância e até mesmo a direção.
Tudo isso graças ao seu par de olhos, que tem funções diferentes.