Acompanhando a digitalização dos processos burocráticos relacionados ao exercício da cidadania, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu o aplicativo Meu INSS, ativo desde março de 2020.
O Meu INSS
O aplicativo Meu INSS surgiu com o propósito de facilitar a vida do cidadão. Através da digitalização dos processos, estes se tornaram mais ágeis, permitindo que os beneficiários possam realizar consultas, solucionar problemas e fazer requisições, sem que precisem se dirigir até uma agência da Previdência Social.
Quem pode acessar o aplicativo?
As funcionalidades do aplicativo estão disponíveis para qualquer cidadão, mas interessam aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que recebem qualquer tipo de benefício do INSS, seja este temporário ou permanente.
Não só em formato de aplicativo, o Meu INSS faz parte do portal gov.br e também pode ser acessado no computador, através deste link.
Benefícios disponíveis no Meu INSS
Como se trata de um aplicativo a serviço da Previdência Social e que busca oferecer as mesmas funções de uma agência física, o Meu INSS disponibiliza funcionalidades ligadas aos principais benefícios providos pelo órgão, que são:
- Aposentadoria (pedido e simulação);
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Pensão;
- Acordo Internacional;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA);
- Auxílio-reclusão;
- Benefícios Assistenciais (BPC).
Acerca destes benefícios, o aplicativo permite consultar o calendário de pagamentos, gerenciar o status dos benefícios que o usuário já possui, ou que requereu, e agendar perícias para a aprovação de auxílios.
Serviços e funcionalidades do Meu INSS
Entre os serviços do aplicativo Meu INSS, estão: requerimentos, agendamento de perícias médicas, consultas e calculadora de valores de previdência. Dentro dessas categorias é possível encontrar diversas outras funcionalidades, confira algumas:
- Informações cadastrais;
- Cópia de processos;
- Declaração de Atividade;
- Verificação da Autenticidade de Documentos;
- Calendário de Pagamento;
- Extrato de Contribuições (CNIS);
- Extrato de Empréstimo Consignado;
- Extrato de Pagamento de Benefício;
- Extrato de Imposto de Renda;
- Declaração de Beneficiário do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);
- Habilitados à Pensão por Morte;
- Solicitação de Certidão de Inexistência de Dependentes.
Além desses serviços, o aplicativo também possui uma seção de busca, onde o beneficiário pode inserir o CEP residencial e encontrar a agência do INSS mais próxima.
Acessando o Meu INSS
O primeiro passo para acessar o Meu INSS é fazer o download para smartphones nas lojas digitais correspondentes, nas versões Android ou iOS, de forma totalmente gratuita.
No caso do beneficiário que já é inscrito no INSS, basta fazer o download do aplicativo e seguir os passos na tela do celular, caso não seja inscrito, é necessário se inscrever primeiro no site do Cnis.
Após baixar o aplicativo, o acesso deve ser realizado com o login e a senha cadastrados no portal gov.br. Se o beneficiário ainda não possuir esse cadastro, poderá realizá-lo neste link, onde precisará inserir o número do CPF e criar uma senha.
Uma vez tendo realizado o cadastro no portal e munido de login e senha, basta que o beneficiário insira os dados nos campos indicados no aplicativo. Agora é só acessar e aproveitar as funcionalidades e serviços.