Se você tem um cachorro, certamente já se perguntou se seu amigo peludo pode entender suas emoções. Muitos tutores de animais de estimação relataram que seus cães parecem responder aos seus estados emocionais, e não é incomum que eles se aconcheguem em seus braços quando você está se sentindo deprimido ou ansioso. Mas os cães podem realmente entender o que estamos sentindo? Saiba o que a ciência tem a dizer.
Os cães conseguem compreender nossos sentimentos?
De acordo com alguns estudos, os cães são capazes de reconhecer uma ampla gama de emoções humanas, incluindo felicidade, raiva, medo e tristeza. Isso ocorre porque os cães estão altamente sintonizados com nossa linguagem corporal, expressões faciais e tons vocais. Por exemplo, se você está se sentindo feliz e animado, sua linguagem corporal e tom de voz irão refletir isso, e seu cachorro vai entender essas dicas.
Da mesma forma, se você estiver triste ou ansioso, sua linguagem corporal e tons de voz mudarão e seu cão poderá sentir isso. Os cachorros são particularmente sensíveis a mudanças em nossos tons de voz, e é por isso que muitas vezes respondem aos nossos estados emocionais latindo, choramingando ou ganindo.
No entanto, é importante observar que os cães não entendem as emoções da mesma forma que os humanos. Os cães não têm as mesmas experiências emocionais complexas que nós e não têm a mesma gama de expressões. Em vez disso, os cães leem nossos estados emocionais como sinais que lhes dizem algo sobre nosso comportamento e intenções.
Por exemplo, se você estiver com raiva ou chateado, seu cão pode interpretar isso como um sinal de que você está prestes a fazer algo que pode ser perigoso ou prejudicial. Em resposta, seu pet pode se tornar protetor ou defensivo, latindo e rosnando para alertar possíveis ameaças.
Da mesma forma, se você estiver triste ou ansioso, o cachorro pode interpretar isso como um sinal de que você precisa de conforto e apoio. Em resposta, seu cão pode se aninhar em você, lamber seu rosto ou acariciar você na tentativa de fazer você se sentir melhor.
Estudo afirma que cães podem distinguir expressões felizes e zangadas
Os cães também podem distinguir entre rostos humanos felizes e zangados, de acordo com um estudo publicado por cientistas austríacos na revista Current Biology. Os pesquisadores treinaram cães para diferenciar imagens da mesma pessoa com um rosto feliz ou zangado e os recompensaram quando acertaram.
Em todos os casos, os cães viram apenas a metade superior ou inferior de seus rostos. Após serem treinados em 15 pares de fotos, as habilidades de diferenciação dos cães foram testadas em quatro tipos de testes.
Os resultados mostraram que os cães não apenas aprenderam a identificar expressões faciais, mas também foram capazes de transferir o que aprenderam no treinamento para os novos sinais.
Como diferentes raças respondem às emoções humanas?
Também é importante notar que diferentes raças de cães podem ter habilidades diferentes quando se trata de ler as emoções humanas.
Algumas raças, como Labradores e Golden Retrievers, são conhecidas por suas naturezas altamente sociais e empáticas e podem estar particularmente sintonizadas com os estados emocionais de seus tutores. Outras raças, como cães de guarda, podem ser mais focadas em seus trabalhos e menos sensíveis às emoções humanas.
No geral, está claro que os cães têm uma capacidade notável de ler as emoções humanas e responder de maneira intuitiva e empática. Portanto, se você é tutor de um cachorro, é importante estar ciente de seus próprios estados emocionais e como eles podem estar afetando seu amigo peludo.
Se você estiver com raiva ou chateado, tente manter a calma e evite descontar suas emoções em seu cachorro. Em vez disso, concentre-se em técnicas e atividades de treinamento positivas que podem ajudar a construir um forte vínculo entre você e seu animal de estimação. E caso esteja com problemas emocionais com os quais não consegue lidar, busque apoio psicológico.