Você é daquelas pessoas que têm dificuldade em manter o sono, principalmente pela manhã, devido aos pequenos raios de luz que entram pela janela? Se a resposta for sim, é provável que você use uma máscara para dormir. Mas dormir com máscara influencia na qualidade do sono?
A verdade é que, há alguns anos, não eram muitos os que ponderavam até que ponto poderia ser útil o uso deste objeto. Porém, recentemente cada vez mais pessoas estão entrando na onda desse hábito de dormir com os olhos tapados. Veja os benefícios dessa prática a seguir.
Por que usar máscara de dormir?
Dormir é uma necessidade básica, pois dá tempo ao corpo para recuperar do estresse que vivemos diariamente. Além disso, é durante este período de sono que o nosso corpo recupera energia e a pele também descansa, uma vez que se oxigena mais facilmente, portanto é o momento em que as células se regeneram.
Não dormir bem ou não ter um ciclo de sono completo pode ter efeitos negativos no nosso dia a dia, entre eles pode causar falta de energia, mau humor, irritabilidade e até dificuldade de enxergar e consequentemente ler e se concentrar. Mas, pelo contrário, dormir bem pode melhorar nosso desempenho em todos os sentidos.
Nesse sentido, as máscaras para dormir são projetadas para bloquear a luz e criar um ambiente escuro para ajudar as pessoas a descansarem. Elas são feitas de materiais leves e macios que se adaptam ao rosto e são fixadas com um elástico. Esses acessórios estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e materiais, desde seda e cetim até espuma viscoelástica.
Estudos demonstraram que a exposição à luz à noite pode interromper nosso ciclo natural de sono-vigília, também conhecido como ritmo circadiano. Isso ocorre porque a glândula pineal do nosso cérebro produz o hormônio melatonina, que ajuda a regular nosso ciclo sono-vigília.
A melatonina é produzida em resposta à escuridão e é suspensa pela luz. Portanto, se formos expostos à luz à noite, como dispositivos eletrônicos ou iluminação natural, nossa produção de melatonina pode ser interrompida, levando a dificuldade em adormecer e má qualidade do sono.
Assim, a máscara de dormir, além de bloquear a luz e auxiliar na produção do hormônio do sono, favorece a regeneração das células ao redor dos olhos, prevenindo as rugas e os famosos “pés de galinha”.
Como a máscara de dormir pode influenciar na qualidade do sono?
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester descobriu que usar uma máscara para dormir leva a uma melhora significativa na qualidade e quantidade do sono.
O estudo envolveu 12 voluntários saudáveis que usaram máscaras de dormir por cinco noites e depois dormiram sem elas por cinco noites. Os resultados mostraram que os participantes melhoraram a eficiência do sono e aumentaram os níveis de melatonina ao usar estes acessórios.
As máscaras de dormir também podem ser benéficas para pessoas que trabalham no turno da noite ou têm horários de sono irregulares. Esses indivíduos costumam ter dificuldade para dormir durante o dia devido à exposição à luz, que pode atrapalhar seu ritmo circadiano. Outros benefícios incluem:
- Ajuda a adormecer mais rápido;
- Evita acordar no meio da noite, favorecendo a produção natural de melatonina (hormônio do sono);
- Ajuda a ter um sono mais tranquilo;
- Ajuda a relaxar;
- Reduz o aparecimento de bolsas e olheiras;
- Previne rugas.
Por fim, lembre-se que, além de adotar o uso de máscaras de dormir, o mais importante é descansar e ter hábitos saudáveis, como fazer exercício físico, ter um ritual para dormir e parar de usar telas pelo menos 40 minutos antes de ir para a cama. E caso tenha problemas de insônia ou distúrbios relacionados ao sono, busque ajuda de um especialista.