Cada planta precisa de condições específicas de luz, clima e umidade. Portanto, se você está planejando ter um jardim em casa, é preciso optar por plantas que resistam ao sol. Vale saber também que, apesar de algumas espécies serem bastante resistentes, qualquer planta jovem ou recém-plantada requer rega moderada até que seu sistema radicular se desenvolva e seja autossuficiente para buscar a umidade que toda planta precisa. Deve-se calcular que levará um ou dois anos para conseguir isso, dependendo da espécie.
Além disso, todas as plantas cultivadas em vasos precisam de mais água do que aquelas plantadas diretamente no solo do jardim. O substrato no vaso fica mais exposto ao ar e aos raios solares, por isso seca mais cedo e você precisa regar com mais frequência.
Além disso, no solo, a planta pode estender suas raízes em busca do elemento líquido, o que não pode ser feito em um vaso. Veja abaixo algumas espécies que precisam de sol e que são perfeitas para ter em casa.
15 plantas que precisam de sol
1. Gerânio
O segredo de sua popularidade é, sem dúvida, sua resistência e sua capacidade de florescer mesmo quando não recebe muita rega. Claro, proteja-o principalmente se sua região for muito fria no inverno.
2. Verbena
A Verbena bonariensis é uma planta que precisa estar a pleno sol para ser cultivada. No caso de não ser possível esse cenário, a floração será mais pobre ou em menor quantidade. Caracteriza-se por ser muito resistente à seca e ao calor do verão.
3. Barba-de-serpente
Esta planta é uma opção de baixa manutenção que aguenta a luz solar direta. É também purificadora, removendo as toxinas do ar.
4. Aloe Vera
Aloe vera é uma suculenta popular que pode ser cultivada dentro de casa. Ela precisa de muita luz solar para crescer, então coloque-a em uma janela ensolarada.
5. Cacto
Os cactos são conhecidos por sua capacidade de prosperar no deserto, então não é surpresa que eles precisem de muita luz solar intensa. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos, tornando-os uma adição ideal para qualquer espaço ensolarado.
6. Planta Jade
A planta jade é uma suculenta com folhas grossas e brilhantes. Ela precisa de muita iluminação para crescer, portanto é uma opção de baixa manutenção que pode lidar com a luz solar direta. Também purifica o ar, tornando-se um ótimo complemento para qualquer casa.
7. Graptopetalum paraguayense
Esta suculenta, também conhecida como planta-fantasma, é uma espécie muito rústica que se desenvolve a pleno sol. Com ela, a borda de suas folhas tende a ficar levemente rosada.
8. Petúnia
As petúnias são uma das plantas mais populares devido ao seu longo período de floração. Crescem a pleno sol, sendo resistentes à seca e às altas temperaturas. Embora também possa crescer em áreas com sol parcial, elas não terão tantas flores.
9. Lavanda
A lavanda é uma planta nativa do Oriente Médio. Devido a esta origem, adora o calor e o sol. Então, se você plantou lavanda e ela não está dando certo, provavelmente falta calor ou é excesso de água.
10. Alecrim
O alecrim é o ingrediente ideal para dar sabor a muitos pratos. É uma planta fácil de cultivar mesmo em vasos, então você não tem desculpa para não cultivá-lo em seu jardim em casa.
11. Tulipa
Ao contrário do que muita gente acredita, essa planta é de origem asiática e não holandesa. Embora sejam plantas com flores muito coloridas, não é uma planta particularmente exigente. Além disso, por mais que as tulipas precisem de bastante sol todos os dias, elas preferem alguma proteção contra o calor.
12. Cravos
O cravo é uma planta muito fácil de cuidar. Cravos gostam de sol intenso, exigindo pelo menos seis horas de luz por dia e solo bem drenado com circulação de ar adequada.
13. Hibisco
Esta planta tropical geralmente precisa de um mínimo de seis horas de luz do sol para florescer. Apesar dos requisitos de luz, é uma planta que também pode ser cultivada em ambientes fechados, desde que localizada em uma área ensolarada.
14. Echeveria
As Echeverias são plantas muito exigentes em termos de luz. A maioria das variedades deste gênero cresce melhor entre 5 °C e 30 °C e não costuma tolerar geadas.
15. Dália
Suas flores vistosas emergem de sua folhagem em caules finos desde o meio do verão até as primeiras geadas do outono. A exposição correta ao sol torna suas cores mais vivas e promove um maior número de botões.