Quando se trata da língua inglesa, um dos assuntos mais temidos por aqueles que estão estudando seus conceitos certamente são as preposições. Esse grupo de pequenas palavras utilizadas na maioria das frases do idioma pode gerar confusão na cabeça de muitos, mas para evitar o problema, basta saber como utilizá-las e suas regras. Nesse sentido, as preposições in, on e at encabeçam a lista de aprendizado com urgência.
No geral, as preposições são uma classe de palavras utilizadas para mostrar uma relação de tempo e espaço, ou uma conexão entre duas ou mais pessoas, lugares e coisas. Costumam ser seguidas de um substantivo ou pronome e, muitas vezes, entender qual delas inserir em determinadas frases pode não ser tão simples. Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, confira abaixo como aplicá-las de forma correta.
In, on ou at: uso das preposições
As preposições in, on e at são três das mais frequentes na maioria dos contextos da língua inglesa. Da mesma forma, são alguns dos maiores inimigos de quem está aprendendo inglês como segundo idioma. Seja como for, a boa notícia é que dominar os conceitos é simples a partir de padrões que se repetem: nesse sentido, do maior para o menor. Entenda abaixo.
In
No caso da preposição de tempo, o in é utilizado ao ser pouco específico a respeito da época ou estar se referindo a um longo intervalo. Para lugares, a lógica é a mesma, já que países, cidades, bairros e regiões pedem o mesmo termo. Confira:
- She’ll visit me in July. (“Ela vai me visitar em julho”);
- This happened in 1953. (“Isso aconteceu em 1953”);
- He lives in New York. (“Ele mora em Nova York”).
On
Já o on é utilizado para coisas um pouco menores ou menos genéricas. Isso significa que ele é ideal para feriados, datas específicas ou partes específicas de um dia. Para lugares, as ruas, avenidas, superfícies e meios de transporte pedem a mesma preposição. Veja:
- I found your pen on the carpet. (“Achei sua caneta no tapete”);
- You can find all sorts of things on Avenida Paulista. (“Você pode achar todo tipo de coisa na Avenida Paulista”);
- He’s on an airplane somewhere. (“Ele está em um avião em algum lugar”).
At
Por fim, seguindo a ordem do maior para o menor, at é uma preposição utilizada para ser extremamente específico a respeito de um momento ou lugar, como endereços completos. Enquanto in serve para bairros e on para ruas ou avenidas, at será ideal para a localização exata. Confira:
- I’ll be leaving at 7 am. (“Vou estar indo embora às 7h da manhã”);
- You can get great discounts by checking the app at midnight. (“Você pode conseguir descontos ótimos checando o aplicativo à meia-noite”);
- He lives at 211 6th Avenue. (“Ele mora no número 211 da 6ª Avenida”).