Gosta do cheiro de chuva na terra? Existe uma palavra para o aroma

Quer turbinar ainda mais os seus conhecimentos para as provas do concurso? Conheça a palavra que representa o cheiro de chuva na terra.

A maioria das pessoas adora aquele agradável cheiro de chuva na terra, principalmente em dias mais quentes. Mas você sabia que existe uma palavra que representa esse aroma que permeia o ar depois da queda de água das nuvens, concurseiro? É verdade. 

continua depois da publicidade

Elaboramos essa matéria que vai revelar a palavra que representa o cheiro de chuva na terra. Se você não faz a mínima ideia de que existe um termo que representa esse aroma refrescante, acompanhe-nos até o fim da leitura e aprimore ainda mais os seus conhecimentos

Qual é a palavra que representa o cheiro de chuva na terra?

Leia também

Nos anos 1960, dois renomados cientistas australianos, Isabel Joy Bear e Richard Thomas, tiveram a curiosidade de saber qual é a origem do agradável aroma que permeia o ar após uma chuva refrescante.

Intrigados, começaram uma investigação meticulosa que culminou em uma descoberta revolucionária. Depois de realizarem diversas pesquisas, os cientistas publicaram na revista Nature, em 1964, um estudo científico sobre a origem do cheiro de chuva na terra.

continua depois da publicidade

Depois de alguns debates, decidiram criar o  termo “petricor” para explicar o fenômeno. Eles combinaram duas palavras: “petra”, que significa pedra, e “ichor”, que representa o lendário sangue dos deuses na mitologia grega.

A ciência nos bastidores do cheiro de terra molhada

Agora que você conhece a palavra que representa o cheiro de chuva na terra, o estudo desses visionários cientistas revelou que o “petricor” é produzido quando a chuva atinge o solo seco.

As gotas de água liberam compostos orgânicos voláteis presentes em óleos essenciais que são secretados por plantas e microrganismos. 

Esses compostos se ligam às partículas de solo, pedras e até rochas, criando assim aquele aroma característico que tanto encanta nossos sentidos.

Os cientistas conseguiram extrair um óleo de tonalidade amarelada, denominado “petricor”, das rochas, da argila e do solo árido. Esse óleo revelou conter uma variedade de ácidos graxos de origem vegetal, incluindo o ácido esteárico e o ácido palmítico.  

continua depois da publicidade

Embora os ácidos graxos em si não possuam um odor distintivo, eles se decompõem no solo em moléculas menores que carregam consigo fragrâncias marcantes de diversas substâncias.

Viu como conhecer a palavra que representa o cheiro de chuva na terra é importante, concurseiro? 

Geosmina: a responsável por esse aroma

Considerado um dos fenômenos mais fascinantes da natureza, o cheiro de chuva na terra, batizado de “petricor” por dois cientistas, tem relação direta com uma substância chamada de geosmina.

Esse composto se destaca como sendo o principal responsável por esse aroma tão característico. Encontrada em ambientes úmidos e florestais, a geosmina é produzida por bactérias do solo, conhecidas como actinomicetos, que a liberam durante a formação de esporos.

Como o olfato humano possui uma sensibilidade aguçada, uma pessoa saudável é capaz de detectar a presença da geosmina em concentrações mínimas. 

continua depois da publicidade

Uma pesquisa liderada por Bear e Thomas revelou um processo intrigante. Durante chuvas leves ou moderadas, as gotas de água, ao atingirem o solo ou outras superfícies porosas, aprisionam microscópicas bolhas de ar sob elas. 

Essas bolhas tendem a emergir para a superfície, explodindo em um spray com minúsculas gotículas que se espalham no ar. E é exatamente nesse momento que as moléculas portadoras do aroma da terra se dispersam pelo vento, o que nos faz sentir aquele agradável cheiro. 

Leia também

Concursos em sua
cidade