O fuso horário determina não somente as horas do dia, mas também afeta as estações do ano, períodos de colheita e até a cultura das nações. Neste contexto, existe uma diferença entre o Brasil e Portugal.
Ainda que existam diversas aproximações culturais e históricas entre esses dois países, a distinção do fuso é uma das principais. Curiosamente, Portugal possui uma das maiores comunidades brasileiras no país. Entenda mais a seguir.
Qual é a diferença de fuso horário entre Brasil e Portugal?
Por conta da distância geográfica e da posição desses países nas faixas horárias que determinam os fusos, a diferença de horário entre Brasil e Portugal alterna entre 3 e 4 horas. Depende do horário de verão no território português.
No geral, Portugal adota o horário de verão entre março e outubro, criando uma diferença de 4 horas a mais do que o Brasil. Assim, enquanto aqui são dez horas da manhã no mês de março, lá em Portugal são duas horas da tarde.
Todo esse cálculo é feito com referência ao horário de Brasília, referência principal do horário brasileiro. Apesar de existirem quatro fusos distintos no país, esse é utilizado como base por se tratar da capital e contemplar mais áreas.
Fora do horário de verão, na parte de outubro a março, onde esse sistema não é vigente, a diferença é de 3 horas. Por isso, quando são dez da manhã aqui no mês de outubro, lá em Portugal são uma da tarde.
Antigamente, quando o Brasil também implementava o horário de verão, a diferença passava a ser de 2 horas. Contudo, como essa política não existe mais, esse cálculo também não é feito.
Tradicionalmente, o horário de verão em Portugal começa no último domingo de março e vai até o último domingo de outubro. Nessa época, os relógios são adiantados em 1 hora.
Como funciona o fuso horário entre esses países?
A princípio, o fuso horário é sempre calculado com base na aproximação com o Meridiano de Greenwich (GMT). O Brasil possui quatro fusos horários distintos, pois a extensão territorial contempla quatro faixas horárias distintas.
Desse modo, o país está organizado da seguinte forma:
- GMT -2: ilhas localizadas nordeste brasileiro, incluindo Fernando de Noronha;
- GMT -3: horário oficial de Brasília, considerada a principal referência do país;
- GMT -4: estado de Roraima, Amazonas, Rondônia. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
- GMT -5: Acre e parte do estado do Amazonas.
De um jeito prático, isso significa que quando em Brasília são dez da manhã, em Fernando de Noronha são onze da manhã. Por sua vez, em Roraima são nove da manhã e no Acre são oito da manhã.
Por outro lado, o território português possui dois fusos, por conta da divisão dos meridianos. Primeiramente, o território continental de Portugal até a Ilha da Madeira estão na mesma direção que o Meridiano de Greenwich.
Em contrapartida, a região do Arquipélago de Açores está em outra linha, o que significa que tem uma hora a menos em comparação com o restante do país. Em termos técnicos, Portugal está localizada na GMT+O e GMT-1.