A bateria do celular é um dos componentes dos smartphones que mais sofrem com o uso. Muitos usuários se mostram insatisfeitos com a duração das baterias, entretanto poucos sabem que certos hábitos acabam com a bateria do celular mais rápido.
Mesmo que hoje em dia não exista mais o risco de a bateria ficar viciada, normalmente este componente perde parte de sua capacidade com o tempo de uso. Dessa forma, a bateria é afetada entregando menos energia e com menor tempo de duração.
O processo químico de desgaste das baterias é inevitável, além disso, existem certos hábitos que acabam com a bateria do seu celular mais rápido. Confira a seguir na lista que preparamos para você.
Hábitos que acabam com a bateria do celular mais rápido
A duração das baterias em smartphones é um dos grandes problemas para usuários e para a tecnologia. Companhias responsáveis por desenvolver essa tecnologia enfrentam vários problemas e ações judiciais de usuários insatisfeitos.
Recentemente a Apple admitiu que o sistema dos iPhones se torna mais lento à medida que ficam mais usados. Tudo isso é feito para compensar as deficiências que as baterias apresentam com o passar o tempo.
A indústria possui muitas dificuldades em desenvolver baterias que acompanhem os designs diferentes de smartphones lançados a toda hora. O que pode ser feito é ficar atento a alguns hábitos que acabam com a bateria do celular de forma mais rápida. Confira:
1 – Usar o celular com o brilho máximo na tela
O brilho da tela é um dos grandes vilões para o consumo de bateria. Dessa forma, procure usar o celular com o brilho um pouco mais fraco, a fim de prolongar o tempo de duração da bateria do seu celular.
2 – Cobertura ruim
Todas as vezes que o telefone tenta se conectar a uma rede wi-fi ou até mesmo quando ele tenta estabelecer uma conexão estável, a bateria é muito requisitada. Geralmente esse tipo de problema ocorre em áreas com intensidade baixa do sinal ou quando existem muitas pessoas tentando usar a rede.
3 – GPS usado com frequência
Alguns aplicativos necessitam usar a localização do smartphone, a exemplo dos apps de delivery, namoro, mapas e outros. Ao utilizar o GPS em tempo real, esses aplicativos ajudam a reduzir o tempo da bateria, aumentando o seu consumo.
Nesse sentido, a dica para economizar a bateria é desativar o GPS, sempre que o usuário não precisar usar a localização em tempo real.
4 – Aplicativos em segundo plano
Alguns aplicativos ficam monitorando e controlando atividades em segundo plano e isso acaba consumindo muita bateria do celular. Para evitar que estes aplicativos acabem de vez com a bateria do celular, a dica é colocar o aparelho em modo de economia de energia, impedindo que aplicativos trabalhem dessa maneira.
5 – Dar várias cargas durante o dia
Os primeiros aparelhos de celular funcionavam melhor quando a bateria era carregada após o uso completo. Entretanto, com o advento da tecnologia, as baterias mudaram e se tornaram mais eficientes, e o indicado hoje em dia é que as baterias sejam carregadas durante o dia, mantendo níveis de carga maiores que 50%.
Entretanto, as cargas sucessivas no aparelho podem acabar danificando-o e, consequentemente, danificar a bateria do celular.