Os 10 livros que contam histórias reais que você precisa conhecer são obras que relatam a experiência de pessoas em eventos históricos, trazendo perspectivas inéditas para os leitores. Dessa maneira, existem inúmeras vantagens na leitura de não ficção, como o desenvolvimento das capacidades socioemocionais e da habilidade de resolver problemas. Saiba mais informações a seguir:
Os 10 livros que contam histórias reais que você PRECISA conhecer
- “O tatuador de Auschwitz”, de Heather Morris;
- “O diário de Myriam”, de Philippe Lobjois;
- “Persépolis”, de Marjane Satrapi;
- “Um caminho para a liberdade”, de Jojo Moyes;
- “Na natureza selvagem”, de Jon Krakauer;
- “O diário de Anne Frank”, de Anne Frank;
- “A menina da montanha”, de Tara Westover;
- “O fundo é apenas o começo”, de Neal Shusterman;
- “O homem mais feliz do mundo: a bela vida de um sobrevivente de Auschwitz”, de Eddie Jaku;
- “A caminho da guerra”, de Graham Allison.
Por que ler livros baseados em fatos reais?
1) Constrói conhecimento para além da teoria
Por meio de relatos, biografias e livros de não ficção, pode-se aprender muito mais do que com o que está nas obras teóricas. Em alguns casos, o leitor acessa uma perspectiva única e pessoal de quem viveu momentos históricos e fenômenos que são tratados de maneira distante na escola ou na universidade.
Dessa maneira, o conhecimento construído é mais humano, diverso e vivencial. Ao longo da leitura, é possível conhecer outros pontos de vista que acabam não entrando na narrativa hegemônica, criando interpretações mais diversas e ampliando o arsenal de informações sobre temas importantes.
2) Desenvolve habilidades socioemocionais
A leitura de não ficção permite com que as pessoas trabalhem importantes capacidades socioemocionais, pois é uma narrativa construída em cima de conhecimentos, experiências de vida e relatos. Por meio dessas obras, pode-se trabalhar a empatia, inteligência emocional, improvisação e a autoconsciência.
Atualmente, essas habilidades são requisitadas no mercado de trabalho, uma vez que os conhecimentos técnicos são insuficientes para lidar com o cotidiano produtivo. Uma pessoa que possui as capacidades socioemocionais aguçadas consegue se relacionar melhor com os colegas de trabalho, ser produtivo em equipe e gerenciar crises.
As narrativas baseadas em fatos reais oferecem informações e um tipo de texto que faz com que o leitor tenha contato com pensamentos, emoções e problemas distintos à sua própria realidade. Assim, pode-se refletir sobre as próprias relações e ações, ajudando no aperfeiçoamento.
3) Estimula o raciocínio e a interpretação
No geral, existem incontáveis benefícios associados à leitura, em especial por conta dos estímulos produzidos ao sistema nervoso. Portanto, toda leitura é benéfica para o indivíduo, mas a não ficção costuma ser um texto mais complexo, o que trabalha as habilidades associadas ao raciocínio e a interpretação.
Basicamente, esse tipo de literatura não possui uma estrutura linear como a ficção tradicional, com começo, meio e fim. Em alguns casos, pode ter um vocabulário rico e diverso, o que exige mais atenção para entender as palavras novas e associá-las com a mensagem transmitida no texto.
4) Desenvolve a capacidade de resolver problemas
A leitura baseada em fatos reais apresenta situações verídicas e seus desdobramentos, normalmente mostrando como o autor ou as figuras envolvidas na narrativa lidaram com a situação. Desde guerras, conflitos armados e situações políticas até crises econômicas, são narrados eventos históricos da visão de quem esteve no centro de todos esses acontecimentos.
Assim, você aprende com a experiência de outras pessoas como lidar com conflitos e situações de crise, pois é oferecido ao leitor uma série de informações que não se encontra facilmente. Ou seja, por meio do relato vivencial de outras pessoas, pode-se adquirir habilidades valiosas para aplicar na própria realidade.
5) Oferece inspiração
Obras biográficas e livros de não ficção são produzidos sobre pessoas inspiradoras, como figuras públicas, celebridades, políticos, pensadores contemporâneos e personagens em histórias marcantes na sociedade. Portanto, essas obras entregam ao leitor histórias inspiradoras que podem movimentar mudanças pessoais.
Como consequência, é possível realizar transformações no ambiente de trabalho, encontrar soluções para conflitos pessoais e até mesmo se motivar para iniciar um projeto que está estacionado há muito tempo.