É verdade que a vodca é a única bebida que não congela no freezer?

Ela pode até mesmo ficar mais gelada, mas congelá-la será praticamente impossível. Entenda o motivo.

Uma garrafa de cerveja ou de vinho em um freezer certamente irá congelar em algumas horas.

Contudo, você perceberá que isso não acontece com a vodca: podem se passar dias, semanas e meses, mas ela permanecerá líquida. Gelada, mas líquida.

Não existe muito mistério por trás das propriedades de um congelador. Ao colocar alimentos, bebidas e objetos dentro dele, é fato que eles irão congelar. Mas o que explica a vodca? Seria o freezer que não está funcionando direito?

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo por que a vodca não congela no freezer e algumas curiosidades sobre o álcool no geral.

Leia também

Por que a vodca não congela no freezer?

Antes de mais nada, é preciso entender que não, o motivo da vodca não congelar não significa que seu freezer está com problema.

A resposta para esse questionamento está relacionada ao ponto de congelamento do álcool, que é bem mais baixo do que o de outros elementos como a água, que congela em 0ºC.

Para ter uma noção da diferença, o álcool puro só se solidifica a 114ºC negativos. A vodca, que tem cerca de 40% de álcool, tem um ponto de congelamento que está próximo dos 20ºC negativos, o que é bem menor que a temperatura que um freezer pode atingir.

Isso significa que sim, a vodca pode congelar, mas o trabalho é muito mais demorado do que com outros líquidos comuns. Quando o álcool começa a congelar, ele se torna mais viscoso e grosso, especialmente por conta da água em sua composição.

Mesmo assim, é preciso ter em mente que o álcool em si possui um ponto de congelamento muito mais baixo, que não pode ser atingido tão rapidamente ou facilmente quanto. Em um freezer normal, por exemplo, a menor temperatura que pode ser atingida costuma ser 0ºC.

Mais sobre a vodca

Como informado anteriormente, a vodca pode sim congelar, mas não em um freezer comum. Para que isso acontecesse, o ideal seria deixá-la do lado de fora de casa em um inverno na Sibéria, que é extremamente frio, em um freezer industrial ou utilizando nitrogênio líquido.

Seja como for, o fato dessa bebida não se solidificar tão facilmente pode ser um ponto positivo.

Afinal, se ela congelasse tão rapidamente, a água no álcool iria se expandir, e a pressão da expansão seria o suficiente para quebrar o recipiente, que costuma ser de vidro.

Essa é uma dica importante para quem já cogitou adicionar água em uma garrafa de vodca apenas para ver se ela iria ou não congelar. Quem deseja solidificar bebidas alcoólicas deve sempre preferir recipientes plásticos e flexíveis, como os utilizados para coquetéis já misturados e congelados.

Deixá-la ou não no congelador?

Quem gosta de fazer drinks com vodca ou simplesmente apreciá-la pura pode muitas vezes se ver em um dilema entre deixá-la no freezer ou não.

De acordo com o criador da Grey Goose, vodca feita com o melhor trigo francês e água mineral de Gensac, as marcas com qualidade não devem ser deixadas no freezer, especialmente por conta de seu sabor.

Já as versões mais econômicas podem ser deixadas no congelador sem maiores problemas, visto que as temperaturas mais baixas ajudam a mascarar as notas e propriedades da bebida. Muitas vezes, elas podem ser agressivas e não terem um gosto tão agradável quanto as mais caras.