A pontuação é uma parte crucial do universo em constante expansão da gramática e da Língua Portuguesa. Um dos mecanismos mais utilizados na linguagem, saber como aplicar os sinais é fundamental para garantir uma boa comunicação, seja na escrita ou na leitura. A vírgula, por exemplo, uma das mais necessárias, pode se provar um desafio em determinadas aplicações: como é o caso da expressão “desde já agradeço”. Com vírgula ou sem?
Esse pequeno símbolo serve para uma série de funções, como expressar sentimentos, mudar a entonação de uma frase ou oferecer pausas ao leitor. Uma das áreas mais específicas da ortografia, o uso da vírgula é muito importante para transformar a interpretação de uma mensagem e de um texto no geral. Uma simples vírgula pode causar um impacto grandioso, portanto, saber quando utilizá-la é imprescindível.
Mas e no caso dessa expressão em específico? A vírgula deve ou não entrar para jogo? Para saber a resposta para essa pergunta, confira abaixo como utilizar “desde já agradeço” da maneira correta.
“Desde já agradeço”: com ou sem vírgula?
A expressão “desde já agradeço” é muito utilizada no final de mensagens formais, como cartas argumentativas, e principalmente em e-mails ao fazer solicitações ou reclamações ao receptor. Dessa forma, ocorre normalmente um agradecimento prévio pela informação, bem como pela atenção que se espera ter com o pedido, sendo a versão correta e educada.
Seja como for, o uso é amplo, e pode ser utilizado de forma oral também, visto que serve para demonstrar gratidão em qualquer fim. Quanto à vírgula, seu uso é recomendado por conta da expressão “desde já”. O sinal serve para isolar o adjunto adverbial no início ou no meio da oração, mas também possui outras funções. Confira alguns exemplos:
- Desde já, agradeço a compreensão da equipe.
- Desde já, agradeço por me darem essa oportunidade.
- Desde já, agradeço pela atenção durante minha apresentação.
- Agradeço, desde já, a compreensão de todos.
- Agradeço, desde já, a chance que estão me dando.
- Agradeço, desde já, pelo envio dos documentos solicitados.
Por outro lado, existe um caso onde a vírgula não deve separar o adjunto adverbial, quando ele se apresenta no final da oração. Veja:
- Fico no aguardo da sua resposta e agradeço desde já.
- Aguardo seu retorno e agradeço desde já.
- Espero pelo envio dos resultados e agradeço desde já.
Junto disso, a vírgula ainda é opcional quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Mesmo que “desde já” não seja um advérbio único, sua forma é pequena e sucinta, podendo ser escrita várias vezes sem o sinal. Confira mais exemplos sobre isso, lembrando que o formato mais comum continua sendo aquele onde se utiliza a vírgula:
- Desde já agradeço por terem me dado essa oportunidade.
- Desde já agradeço a compreensão de sua mãe sobre o assunto.
- Desde já agradeço a atenção que deram a esse projeto.
Possíveis sinônimos
Além de “desde já, agradeço”, existem ainda outras expressões que podem substituir o formato, que também servem para agradecer por um pedido ou solicitação. Duas das mais comuns são “agradeço previamente” e “de antemão, agradeço”. Veja exemplos com os sinônimos:
- De antemão, agradeço a atenção que deram ao caso.
- Agradeço previamente a oportunidade que me ofereceram de trabalhar com a equipe.
- Agradeço antecipadamente a compreensão sobre o assunto.
Por fim, após tais expressões, ainda é necessário utilizar uma fórmula de despedida, caso o fim seja uma carta argumentativa formal ou e-mails do mesmo tom. Algumas opções são “atenciosamente”, “cordialmente” e “melhores cumprimentos”.