“Dedetizar” ou “Detetizar”: qual é a forma correta?

Aprenda qual é a forma correta de se escrever o verbo relacionado com a aplicação de pesticida em ambientes com base nas regras gramaticais.

A Língua Portuguesa passa por diversas alterações com base na interação entre os falantes. Neste contexto, dúvidas sobre a escrita e pronúncia de certas palavras começam a surgir, como é o caso de dedetizar ou detetizar.

continua depois da publicidade

Para saber qual é a forma correta de se escrever essa palavra deve-se partir das regras gramaticais. Por meio da norma culta e do acordo ortográfico do idioma, é possível entender também a definição e aplicações desse termo.

Como escrever: dedetizar ou detetizar?

Leia também

Em termos simples, a forma correta de escrever é sempre dedetizar, porque a palavra detetizar não existe na Língua Portuguesa e está incorreta. Porém, é importante entender como se dá esse erro para evitar com outras palavras.

Na escrita, existem algumas palavras que possuem semelhanças tanto nos sons quanto nas letras. Isso faz com que um mesmo som na hora da pronúncia seja reproduzido por mais de uma letra, criando uma certa confusão.

continua depois da publicidade

Apesar disso, esse fenômeno não necessariamente precisa ser transmitido na escrita, porque é daí que surgem as dúvidas sobre a forma de escrever. Os desvios mais comuns acontecem com letras como s, ss, c, ç, z, sc, sç e xc.

Como todas essas letras representam um mesmo fonema, existe essa dúvida sobre qual é a forma correta de se escrever. Outro fator que contribui para esse processo é a semelhança causada na formação dos sons.

Ou seja, na vocalização dessas palavras, os fonemas relacionados com as letras que criam essas confusões geram sons muito semelhantes. Com o tempo, os falantes passam a internalizar as versões incorretas no próprio vocabulário.

Esse é o caso da dúvida sobre como escrever dedetizar, porque a vocalização entre os fonemas é muito próxima.

continua depois da publicidade

O que significa dedetizar?

Conforme o Dicionário Online de Português, a palavra dedetizar é um verbo transitivo direto que se refere à aplicação de inseticida para combater insetos e animais invasores. Comumente, são aplicados em plantações.

Porém, podem ser usados em jardins, imóveis residenciais e comerciais e até em alimentos a fim de expulsar organismos indesejados. No geral, o principal sinônimo dessa expressão é desinsetizar, como em remover insetos.

Veja alguns exemplos de aplicação desse verbo:

  • O zelador avisou que vão dedetizar o prédio nos próximos dias;
  • Não adianta dedetizar a plantação sem entender de onde os insetos estão surgindo;
  • Graças a ação dos diretores, a escola municipal do bairro foi totalmente dedetizada;
  • Eu sempre me preocupo com a reação alérgica das crianças durante as dedetização.

Como surgiu essa expressão?

Como mostram os registros históricos, o termo dedetização surgiu como um neologismo. Isso por conta da substância que era aplicada na eliminação pragas, chamada de dicloro-difenil-tricloroetano ou DDT.

continua depois da publicidade

Esse produto era aplicado sobre os cidadãos europeus durante a Segunda Guerra Mundial. Sobretudo, a medida servia para protegê-los de enfermidades causadas por insetos, como o tifo e os piolhos.

O trabalho de dedetização era realizado principalmente com os soldados europeus, visto que ficavam expostos durante as ações de combate e proteção dos territórios. A partir dessa aplicação, surgiu o verbo dedetizar.

Estima-se que o DDT é utilizado desde 1983 por químicos como uma ferramenta de controle de pragas, mas só foi ser difundido realmente a partir de 1939. Entretanto, a substância original foi proibida e modificada.

O dicloro-difenil-tricoloetano causava incontáveis danos para a saúde das pessoas e também do meio ambiente, porque é um produto químico tóxico. Dessa forma, é proibido atualmente e se utilizam alternativas.

continua depois da publicidade

Mais do que uma mudança do composto químico, também foram implementadas outras técnicas para afastar insetos. Entre elas a pulverização com inseticidas líquidos e o polvilhamento com químicos em forma de pó seco.

Leia também

Concursos em sua
cidade