Não podemos negar que planejamento é primordial para todo concurseiro que deseja ser aprovado nas provas de um certame. E isso significa que um eficiente cronograma de estudos deve ser minuciosamente elaborado.
Por isso, esse post vai te mostrar o que jamais deve faltar em um plano de estudos de qualquer candidato. Algumas variáveis devem ser levadas em consideração, para que tudo saia conforme o planejado. Confere aí.
Mas o que é um cronograma de estudos?
Podemos dizer que é uma ferramenta de planejamento bastante útil para qualquer concurseiro ou estudante, já que auxilia na organização do tempo disponível que será destinado aos estudos.
O principal objetivo é fazer com que seja possível estudar o conteúdo necessário com a máxima organização. Veja o que você deve considerar no seu cronograma de estudos:
1) Analise o seu tempo disponível até a data das provas
Um bom plano de estudos possibilita o concurseiro saber qual é o seu tempo disponível até a data das provas. Por isso, saiba com exatidão o número de dias que você tem para estudar os conteúdos que precisa.
Não se esqueça de reservar pelo menos um dia na semana para descansar.
2) Liste todas as disciplinas exigidas pelo edital
Em seu cronograma de estudos também deve constar todas as disciplinas exigidas pelo edital do concurso. Isso é fundamental para o candidato ter uma noção sobre como deverá ser a distribuição delas no dia a dia.
E essa visão panorâmica possibilita fazer isso de uma forma mais sensata e viável.
3) Conheça as matérias que exigirão mais e menos tempo
Outro fator que deve ser levado em consideração. O concurseiro precisa saber quais são as matérias que podem consumir mais o seu tempo e quais são aquelas que ele tem uma maior afinidade ou conhecimento.
O recomendado é sempre dedicar um tempo maior para os assuntos mais complexos, obviamente.
4) Materiais de estudo devem estar bem organizados
Imagine o tempo precioso que você pode perder se, na hora de começar a estudar, não ter a mínima ideia onde estão os livros, resumos, anotações e apostilas. Todo material de estudo deve estar sempre bem organizado em sua mesa.
5) O seu tempo de estudo disponível deve ser divididos em ciclos
O seu cronograma de estudos precisa ser dividido em ciclos, já que essa estratégia garante o máximo de eficiência e organização.
Ou seja, planeje todo o seu tempo de estudos em períodos que possam ser distribuídos ao longo dos dias da semana, preferencialmente com horários fixos para estudar.
6) Revisões: reserve um tempo para elas
Tem muito concurseiro por aí que elabora um cronograma de estudos realista mas se esquece de reservar um tempo para se dedicar às revisões.
Ou seja, de nada adianta estudar sem revisar o conteúdo, pois você não vai aprender com eficiência. Simples assim.
7) Os horários das pausas devem ser fixos
Um bom plano de estudos deve ter horários fixos de intervalos para que a sua mente se acostume com a essa nova rotina. Por exemplo, se você estipulou um intervalo de 15 minutos a cada duas horas de estudo intenso, siga à risca os horários.
Se você fizer as suas pausas em horários diferentes, todos os dias, a sua rotina de estudos ficará uma verdadeira bagunça. Além disso, o seu rendimento será menor do que o esperado.
8) Intercale as disciplinas em seu cronograma de estudos
O concurseiro deve sempre intercalar as disciplinas em seu cronograma de estudos. Por exemplo, se você estuda o dia inteiro, que tal reservar o período da manhã para as matérias da área de Humanas e a parte da tarde para as de Exatas ou vice-versa?
Essa alternância pode aprimorar ainda mais o seu aprendizado.
9) Seja comprometido com os estudos
Deixamos essa dica por último de propósito. De nada adianta o concurseiro seguir todas as dicas acima e não se comprometer com os estudos.
Chegou a hora de estudar? Foque exclusivamente no seu aprendizado durante todo o período estabelecido pelo seu cronograma.