Confira 7 países em que a capital não é a maior cidade

Apesar de muitas pessoas acharem que as maiores cidades são as capitais de cada país, nem sempre isso acontece. Veja 7 exemplos.

Em muitos países, a capital é a maior cidade, mas, diferente do que muitos pensam, nem sempre isso acontece. Essa não é necessariamente uma característica que define uma capital.

continua depois da publicidade

Isso porque as capitais são locais onde se encontram as sedes dos governos locais. Em alguns lugares, elas são as maiores cidades do país, em outros, não. Outra curiosidade é que também é possível transferi-la de um território para outro, como já aconteceu em alguns países ao longo da história, como no próprio Brasil.

Neste artigo, você vai conferir 7 países em que a capital não é a maior cidade. Prossiga a leitura!

7 países em que a capital não é a maior cidade

Leia também

Veja, a seguir, exemplos de 7 países em que a capital não é a maior cidade. Para isso, foram consideradas as populações locais.

continua depois da publicidade

1. Estados Unidos (Washington)

Os Estados Unidos são o primeiro exemplo da nossa lista, visto que têm Washington como capital, cidade que está longe de ser uma das maiores do país, quem dirá a maior.

Esse título fica para Nova Iorque, que tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes.

Enquanto isso, a capital Washington aparece com cerca de 671 mil pessoas, o que faz com que fique atrás também de outras cidades norte-americanas, como Los Angeles, Chicago, Filadélfia, entre outras.

2. Brasil (Brasília)

Talvez essa informação não te surpreenda, mas Brasília também não é a maior cidade do Brasil, apesar de ser a capital. O local tem uma população de cerca de 2,8 milhões de habitantes.

continua depois da publicidade

O que provavelmente vai te surpreender é que, apesar de não ser a maior, ela está entre as maiores do Brasil, diferente do que acontece com Washington.

A capital é a terceira cidade mais populosa do país, sendo superada apenas por São Paulo, que tem cerca de 11,4 milhões de pessoas, e o Rio de Janeiro, com aproximadamente 6,2 milhões de habitantes.

Uma curiosidade interessante é que o Rio de Janeiro já foi a capital do país, e, durante um tempo, foi considerada a maior cidade do país, até que foi superada por São Paulo em 1954.

continua depois da publicidade

3. Suíça (Berna)

Normalmente, a capital da Suíça surpreende as pessoas, que não imaginam que se trata da cidade de Berna, que também não é a maior do país.

Apesar de estar longe de ser a maior cidade da Suíça, Berna foi definida como a capital federal justamente para evitar a concentração de poder.

Por muito tempo, o país não teve uma capital, uma vez que era uma Confederação, ou seja, associação de Estados independentes.

Muitas pessoas pensam que Zurique é a capital da Suíça por ser o centro econômico, mas esse lugar é ocupado pela pequena cidade de Berna, que tem cerca de 133 mil habitantes.

4. Austrália (Camberra)

Outro país que costuma gerar dúvidas sobre sua capital é a Austrália. A função é ocupada por Camberra, que também está longe de ser a maior cidade do território.

A confusão geralmente acontece porque existem cidades maiores e mais conhecidas no país, como é o caso de Sydney, que é o município mais populoso da Austrália.

A cidade tem, em média, 5,4 milhões de habitantes, enquanto Camberra aparece com cerca de 450 mil pessoas.

5. China (Pequim)

A China está entre os países mais populosos do mundo e não podemos falar que sua capital, Pequim, não é uma cidade com muitos habitantes. No entanto, não é a maior.

O maior município do país é Xangai, que tem aproximadamente 25 milhões de habitantes, sendo também considerada uma das maiores cidades do mundo.

Pequim, no entanto, fica pouco atrás com uma população de cerca de 22 milhões de pessoas, sendo considerada também como uma cidade global.

6. Canadá (Ottawa)

A capital do Canadá é Ottawa, que não é a maior cidade do país. Contudo, também não é um município pequeno, tendo cerca de 1 milhão de habitantes.

A maior cidade do Canadá é Toronto, que tem por volta de 3 milhões de habitantes, não é à toa que algumas pessoas confundem e acreditam que o famoso município do país é sua capital.

7. Bolívia (Sucre)

Sucre é a capital da Bolívia e tem uma população de cerca de 300 mil habitantes. O país também costuma gerar dúvidas sobre o município que exerce essa função, uma vez que muitas pessoas pensam que é La Paz.

No entanto, a capital oficial é Sucre, enquanto La Paz é a capital administrativa.

O posto de maior cidade da Bolívia é ocupado por Santa Cruz de la Sierra, com quase 2 milhões de habitantes.

Leia também

Concursos em sua
cidade