Seja para estabelecer uma comunicação sem falhas ou ruídos com os demais ou para se sair bem na prova de redação de um concurso público, é necessário ter um bom domínio das palavras e saber usá-las com maestria. Mas você sabia que existem diversas formas de turbinar o seu repertório? É verdade. Para te dar aquela força de sempre, preparamos essa matéria que selecionou 13 dicas imperdíveis sobre como é possível melhorar o vocabulário.
Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para conhecer alguns macetes que podem ampliar o seu repertório e ser adaptados à sua rotina de preparação para as provas do certame. Afinal de contas, o uso de novos termos em uma redação evita a repetição de palavras, deixando o texto mais prazeroso de ler. Confira.
Como melhorar o vocabulário?
1) Adote o hábito da leitura diária
Não restam dúvidas de que ler é uma excelente maneira de ampliar o seu domínio das palavras. Por meio da leitura, o concurseiro amplia os seus conhecimentos e adota novos termos. Mas para que essa prática tenha mais eficiência, é importante que você leia gêneros variados. Dessa forma, poderá se munir de informações concretas, caso precise defender o seu ponto de vista na redação do concurso.
2) Converse mais com as pessoas
Outra dica para melhorar o vocabulário. Você sabia que muitas palavras podem ser aprendidas por meio da conversação com outras pessoas? É verdade. Por isso, procure sempre conversar com indivíduos que estejam inseridos em contextos diferentes do seu, como o seu avô, o seu melhor amigo ou o professor do cursinho. A linguagem usada por cada um deles pode te auxiliar a expandir o seu repertório.
3) Não abra mão do dicionário
Mais uma dica sobre como melhorar o vocabulário. Além de esclarecer eventuais dúvidas sobre o significado de determinadas palavras, o bom e velho dicionário também permite que o concurseiro se familiarize com outras que não está tão habituado. Mas lembre-se sempre de entender o contexto antes de usar uma palavra, fechado?
4) Melhorar o vocabulário: Utilize sinônimos
Para evitar a repetição excessiva em um texto, o concurseiro precisa se valer dos sinônimos. Ou seja, usar palavras diferentes com o mesmo significado pode auxiliar (e muito) na hora de escrever, além de deixar a redação mais enriquecida. Essa estratégia também dá maior fluidez à leitura. Preste atenção nos termos que você costuma usar rotineiramente e pesquise os sinônimos deles.
5) Jogos recreativos podem ajudar
Você já cogitou a possibilidade de ampliar o seu repertório se distraindo? É possível usar jogos para diversificar e, sobretudo, enriquecer o seu vocabulário, concurseiro. Palavras cruzadas, caça-palavras, adedanha (ou jogo do stop), sopa de letras, scrabble ou jogo das rimas, são bons exemplos de aprender de uma maneira leve e lúdica.
6) Escreva muito
Por mais que pareça óbvio (e realmente é), para melhorar o vocabulário, o concurseiro precisa escrever bastante. Dessa forma, você estará inserido em situações em que será obrigado a utilizar termos ou expressões que não conhece. Por isso, treine bastante a sua escrita. Criar um blog pessoal e inserir conteúdo em texto periodicamente é uma ótima opção.
7) Evite usar palavras vagas
O concurseiro jamais deve fazer o uso de palavras generalistas demais. Por mais que sejam fáceis, elas costumam empobrecer o nosso idioma e dificultar a interpretação do leitor. Dessa forma, você jamais deve usar um único termo para nomear vários objetos, situações ou seres, já que existem diversos contextos.
8) Assista a filmes, documentários e séries
Outro macete sobre como melhorar o vocabulário. Hoje em dia, basta ter uma conexão com a internet, um celular ou computador, que é possível ter acesso a qualquer tipo de mídia interativa. Por isso, assistir a filmes, séries e documentários pode ser uma excelente oportunidade de turbinar o seu domínio das palavras. Você estará em contato direto com as variações da nossa língua assistindo coisas que naturalmente se interessa.
9) Entenda a formação das palavras
Para ter um repertório melhor, é fundamental o concurseiro entender como as palavras são formadas. Compreender o uso de prefixos e sufixos permite o pleno entendimento de termos novos, o que pode turbinar o vocabulário no dia a dia.
10) Faça pesquisas sobre novos assuntos
Pensou em formas de melhorar o vocabulário? O concurseiro que deseja ter um bom domínio das palavras pode fazer pesquisas sobre os assuntos que interessa ou até sobre outros novos. Essa estratégia vai ampliar o seu repertório e o conhecimento sobre vários temas, o que aumenta a sua bagagem cultural.
11) Melhorar o vocabulário: Use as palavras aprendidas
De nada adianta o concurseiro aprender um monte de palavras novas se ele não as colocar em prática, certo? Por isso, sempre que surgir uma oportunidade, procure incluir novas expressões em seus textos, nos posts das redes sociais ou até nos simulados. É fundamental evoluir nesse sentido.
12) Procure dormir bem
Durante um sono de qualidade, as informações recém-aprendidas se fixam em nossa mente por causa do maior número de sinapses neurais. Dessa forma, procure sempre dormir bem todas as noites, para que o seu cérebro tenha uma maior capacidade de absorção do conhecimento. Afinal de contas, aprender e já esquecer pouco tempo depois não rola.
13) Cuide da sua saúde mental
A última dica sobre como melhorar o vocabulário. A saúde mental do concurseiro precisa estar sempre em dia, quando se trata de aprender algo novo. Por isso, tire um tempo para relaxar a mente dos estudos, se divertir, descansar o corpo e aliviar as tensões diárias. Tudo isso faz uma baita diferença na hora de lidar com informações novas.