Cada estudante possui o seu modo de estudar, com técnicas e objetivos diferentes. Alguns preferem uma matéria, outros lutam contra a procrastinação. O fato é que as pessoas que estão estudando por algum objetivo cometem muitos erros e, por isso, devem ficar atentas a tudo.
Os erros cometidos pelos estudantes costumam se repetir. É necessário se concentrar para alcançar os objetivos sonhados e esse caminho, na maioria das vezes, não é muito fácil de ser percorrido.
Por isso, pensando em auxiliar os estudantes que estão em busca de um sonho, seja ele o vestibular ou um concurso, elaboramos uma matéria com os 10 erros que estudantes não devem cometer.
10 erros que todo estudante não deve cometer
Estudar é um ato solitário e requer muita atenção e comprometimento. Todos os dias, milhares de estudantes brasileiros acabam falhando nesta tarefa, pois cometem muitos erros que comprometem a sua jornada.
Alguns alunos trilham esse percurso se dedicando apenas às matérias que mais gostam, outros só conseguem estudar se estiverem ouvindo música ou até mesmo comendo algo. Independente de como se concentram, antes de tudo os estudantes devem estar atentos a estes pequenos erros. Confira:
- Estudar apenas as matérias de sua preferência, deixando de lado outras importantes;
- Fazer anotações que não serão aproveitadas depois;
- Não reservar parte do tempo para o lazer e descanso;
- Querer estudar o tempo inteiro;
- Deixar dúvidas sem resolução;
- Não se alimentar corretamente;
- Não deixar o celular de lado durante o estudo;
- Estudar sem estabelecer metas e planejamento;
- Não fazer revisões periódicas;
- Não se exercitar com frequência.
O que dizem os especialistas
Professores universitários auxiliam os estudantes diariamente em seu percurso acadêmico. Uma das dicas é que o aluno procure criar um hábito de estudo e de concentração. Sendo assim, ao parar para estudar, é necessário se desligar de outras preocupações e focar somente no estudo.
Os alunos também podem se atentar a dicas simples, como descansar ao chegar em casa após uma aula e não aproveitar o tempo para estudar mais. Neste caso, antes de estudar, é preciso descansar por alguns minutos e não emendar uma atividade na outra.
Outro ponto a se atentar é a organização. Um estudo nunca irá se desenvolver e dar resultados se o aluno não sabe se organizar e criar um plano de estudo. Além disso, é sempre recomendado que os estudantes se esqueçam das distrações do ambiente e procurem se focar no que está sendo estudado.
Celular é o grande vilão
Em tempos de smartphones, os estudantes estão sempre ligados em todos os avanços tecnológicos e, por muitas vezes, preferem dar atenção aos aparelhos eletrônicos e deixam de lado o conteúdo a ser estudado.
Professores alertam para essa prática, que compromete todos os anos os esforços de vários alunos brasileiros. Nesse sentido, a dica é que alunos esqueçam os aparelhos eletrônicos e se concentrem no conteúdo e, caso surja alguma dúvida, que seja sanada com o professor, no momento da aula ou posteriormente aos estudos, evitando recorrer ao celular.