“Aspirar” ou “aspirar a”: qual é o jeito certo?

O verbo aspirar possui diversos significados no dicionário, por transmitir ideias distintas de acordo com o contexto da oração ou do período. Porém, deve-se aprender como funciona a regência e qual é o jeito certo de escrever.

O verbo aspirar pode ser utilizado com diversos sentidos e em diferentes contextos, mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual é o jeito certo de usá-lo, pois existe a forma “aspirar” e “aspirar a”. Neste contexto, é necessário conhecer mais a respeito das definições desse verbo, bem como as regras da norma culta da Língua Portuguesa.

continua depois da publicidade

Com mais de 370 mil palavras catalogadas pela Academia Brasileira de Letras, a Língua Portuguesa é um idioma complexo e repleto de termos semelhantes. Sendo assim, é fundamental continuar se atualizando e tirar as dúvidas recorrentes para evitar os usos incorretos da língua. Saiba mais informações a seguir e aprenda como funciona a regência do verbo aspirar:

Qual é o jeito certo de usar o verbo aspirar?

Leia também

A princípio, tanto “aspirar” quanto “aspirar a” estão corretos, pois pode-se aspirar alguma coisa ou aspirar a alguma coisa. Neste cenário, o verbo aspirar pode ter a transitividade de verbo transitivo direto ou verbo transitivo indireto, com complementos distintos.

Portanto, “aspirar” corresponde à utilização como verbo transitivo direto, com o complemento sendo o objeto direto e não requisitando o uso da preposição. Por outro lado, o uso como verbo transitivo indireto “aspirar a” requer o uso da preposição a por ser acompanhado de um objetivo indireto. Porém, existem significados distintos com base nessas classificações:

continua depois da publicidade

1. Aspirar como verbo transitivo direto

Neste caso, pode significar o ato de absorver, levando ar aos pulmões, ou então buscar ou apanhar algo através da sucção, pelo ato de sugar. Além disso, refere-se ao ato de articular um fonema através do som de fricção, pela forma com que o ar é expirado. Veja alguns exemplos dessa utilização:

  • Aspirou o ar tóxico e acabou desmaiando.
  • A princesa aspirava o aroma das rosas no jardim do castelo.

2. Aspirar como verbo transitivo indireto

Em contrapartida, o verbo aspirar como transitivo indireto significa que a pessoa tem um desejo profundo por algo, como um desejo e uma pretensão. Veja os exemplos dessa utilização:

  • Os funcionários aspiram à promoção.
  • Os alunos aspiram à aprovação no vestibular.
Leia também

Concursos em sua
cidade