Na hora de enviar um e-mail com aquele relatório ou planilha para o seu chefe, ou, ainda, com seu currículo para uma empresa na qual deseja trabalhar, surge a dúvida: qual dessas duas expressões, “anexo” ou “em anexo”, é a mais adequada a ser utilizada? E como usá-las? Se essas questões te atormentam, saiba que você não é o único. É muito comum encontrar pessoas que recorrem à gramática ou ao Google para saber a resposta.
E se você veio parar neste texto para, enfim, sanar essa dúvida, saiba que as duas expressões “anexo” e “em anexo” estão corretas, embora alguns fãs da Língua Portuguesa considerem que a primeira delas seja a mais adequada a ser utilizada. Agora, confira abaixo como usar cada uma dessas expressões.
Como usar a expressão “anexo”?
A expressão “anexo”, quando utilizada, indica que algo foi acrescentado ou incorporado a outra coisa. Nesse caso, portanto, a palavra funciona como um adjetivo, qualificando um substantivo. Sendo assim, ela irá concordar com o substantivo que a acompanha em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural).
- Exemplo 1: Para mais informações, o documento segue anexo.
Observa-se que a palavra “anexo” está no masculino e no singular, assim como o substantivo que a acompanha “documento”.
- Exemplo 2: As planilhas estão anexas.
Observa-se que a palavra “anexas” está no feminino e no plural, assim como o substantivo que a acompanha “planilhas”.
- Exemplo 3: A decisão segue anexa.
Observa-se que a palavra “anexa” está no feminino e no singular, assim como o substantivo a qual está relacionada “decisão”.
Como a usar a expressão “em anexo”?
Quando utilizada, a expressão “em anexo” indica como um determinado arquivo está sendo encaminhado. Nesse caso, ela funciona como uma locução adverbial de modo. Ao contrário da palavra “anexo”, a referida expressão é invariável, não sofrendo flexão de gênero ou número. Além disso, ela é precedida da preposição “em”, o que não ocorre no caso anterior.
- Exemplo 1: As imagens seguem em anexo.
- Exemplo 2: O currículo segue em anexo.
- Exemplo 3: Os contratos seguem em anexo.
E a expressão “no anexo”, como usar?
Há ainda outra expressão relacionada a palavra “anexo” que é bem comum de ser utilizada, qual seja, “no anexo”. Essa deve ser usada quando for se referir a algo que se encontra dentro do documento enviado. Nesse caso, “anexo” passa a ter a função de substantivo:
- Exemplo 1: O modelo segue no anexo.
- Exemplo 2: Os valores estão descritos nos anexos.
- Exemplo 3: As notas definidas pelos avaliadores encontram-se nos anexos.
Pronto, agora que você já sabe como usar as expressões “anexo”, “em anexo” e, ainda, “no anexo”. Mas caso bata aquela dúvida novamente, volte neste texto para saná-la. O que não pode é enviar aquele e-mail ou mensagem importante com algum erro de português que poderia ter sido evitado.