Afinal, quantas galáxias existem no Universo? Veja estimativa atual

Você já se perguntou quantas galáxias existem no Universo? Confira qual é a estimativa atual.

O Universo é fonte de curiosidade para muitas pessoas por conta de uma série de fatores. Misterioso, infinito e consideravelmente complexo de se explorar, é comum se questionar a respeito de sua existência.

continua depois da publicidade

Nesse emaranhado de perguntas, uma sempre ressurge: quantas galáxias existiriam no Universo? Seria possível sequer calcular esse número? Afinal, de acordo com pesquisas recentes, é possível que o Universo realmente seja infinito.

A partir de então, é possível inferir que existiria um número infinito de galáxias. Muito além da Lua, do Sol e dos planetas mais próximos da Terra, muitas outras coleções de matéria do espaço intrigantes habitam a escuridão eterna do cosmo.

Leia também

De modo que seja possível tornar essa realidade mais palpável, confira abaixo qual a estimativa atual de quantas galáxias existem no Universo.

continua depois da publicidade

Quantas galáxias existem no Universo?

As galáxias são vastas coleções de estrelas que habitam o Universo. Mas quantas realmente existiriam? Fazer a contagem pode parecer uma tarefa impossível, visto que os números crus, ao atingirem os bilhões, ficam cada vez mais difíceis de serem adicionados.

Outro problema envolve a limitação dos instrumentos humanos para tal. Para uma boa visão das galáxias, um telescópio precisa de uma abertura larga, bem como estar localizado acima da atmosfera, evitando a distorção do ar da Terra.

Um dos exemplos mais eficientes disso é o Hubble eXtreme Deep Field (XDF), uma imagem que foi feita combinando 10 anos de fotos do telescópio Hubble Space.

A ferramenta observou um pequeno pedaço do céu em visitas repetidas por cerca de 50 dias, de acordo com a NASA. Só com essa coleta, o XDF pôde revelar milhares de galáxias, sejam elas próximas ou muito distantes.

continua depois da publicidade

Tendo isso em mente, mesmo que as estimativas dos estudiosos possam variar, um número mais aceitável da quantidade de galáxias no Universo está entre 100 bilhões e 200 bilhões.

Mesmo assim, espera-se que o telescópio James Webb revele ainda mais informações sobre galáxias mais jovens no Universo, de acordo com um artigo do The Astrophysical Journal.

Mistérios do Universo

Outras estimativas do número de galáxias no Universo vão ainda mais longe. Saindo da casa dos bilhões, teorias diferentes julgam a possibilidade de existirem duas trilhões de galáxias em áreas observáveis.

Simplisticamente, a quantidade de galáxias sempre será o tamanho do Universo vezes a densidade numérica média delas. Na prática, pode ser difícil fazer uma estimativa desses dois números de forma precisa.

continua depois da publicidade

O que se sabe é que o tamanho do Universo ainda é desconhecido. Com a possibilidade dele ser infinito, existe também a de que exista um número infinito de galáxias.

Contudo, existe um limite que ainda não pode ser visto pelo ser humano: a luz do desconhecido ainda não teve tempo para alcançar a Terra desde o Big Bang, o que implica em milhões de outros detalhes inconcebíveis.

Estima-se também que o “Universo observável” é uma esfera com um diâmetro de cerca de 92 bilhões de anos-luz e um volume de aproximadamente 410 nonilhões anos-luz cúbicos.

Mesmo assim, contar a densidade numérica dos corpos galácticos ainda possui seus próprios problemas. Não é possível simplesmente contar todas as galáxias no céu: isso iria demorar muito.

continua depois da publicidade

Além disso, até mesmo os melhores telescópios podem deixar passar imagens de galáxias muito fracas, muito pequenas ou muito próximas de outras. Com isso, resta confiar nos números quilométricos e acreditar na possibilidade do infinito.

Leia também

Concursos em sua
cidade