Certamente, você já se pegou na dúvida sobre a conjugação correta do verbo “maquiar”, não é mesmo? Se a resposta for positiva, fique tranquilo, pois milhares de concurseiros também enfrentam esse dilema. Afinal, é “maquia” ou “maqueia” que se escreve?
Elaboramos este artigo que vai te mostrar se a maneira correta de escrever é “maquia” ou “maqueia”. Conjugar um verbo de maneira errada, por falta de atenção, não é o mais recomendado. Continue a leitura até o fim e não erre mais na redação do concurso.
Maquia ou maqueia?
Antes de descobrir se a forma correta de escrever é “maquia” ou “maqueia”, vamos explicar o significado do verbo “maquiar”.
Trata-se do ato de aplicar produtos de maquiagem no rosto ou em qualquer outra parte do corpo, com o objetivo de melhorar a aparência do local.
Vale lembrar que o significado deste verbo também pode indicar o ato de encobrir algum defeito estético ou até mesmo retirar parte de algo considerado inadequado.
Na verdade, a forma correta de escrita é “maquia”, portanto, “maqueia” está errado, já que não existe essa palavra na conjugação deste verbo.
“Maquia” deve sempre ser usado na segunda pessoa do singular do imperativo ou na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplos:
- Meu cunhado se maquia de palhaço em todas as festas infantis em que trabalha;
- Rebeca é uma mulher extremamente vaidosa que se maquia todos os dias antes de ir trabalhar;
- Minha irmã se maquia somente nos finais de semana, quando vai sair à noite para a balada.
Entendendo a conjugação do verbo “maquiar”
Agora que você não tem mais dúvida se a forma correta de escrita é “maquia” ou “maqueia”, que tal compreender um pouco melhor a conjugação do verbo “maquiar”?
Os verbos que terminam em “-iar” como “denunciar” e “copiar”, por exemplo, geralmente seguem uma conjugação regular.
No entanto, há exceções, como “maquiar”. Este verbo segue uma estrutura regular em algumas formas, mas apresenta irregularidades em outras, como exemplificado na conjugação abaixo, no presente do indicativo:
- Eu maquio;
- Tu maquias;
- Ele maquia;
- Nós maquiamos;
- Vós maquiais;
- Eles maquiam.
Já no imperativo, o verbo “maquiar” sofre alterações significativas em sua conjugação. Veja só:
- Eu —;
- Tu maquia;
- Ele maquie;
- Nós maquiemos;
- Vós maquiai;
- Eles maquiem.
Exemplos com o uso do verbo “maquiar”
- Minha mãe sempre acorda meia hora mais cedo para se maquiar antes de sair;
- Eu não gosto de me maquiar só para ir à faculdade pela manhã;
- Eu só me maquio em duas condições: para ir a festas à noite ou em reuniões importantes da empresa;
- Minha tia disse que prefere se maquiar no banheiro ao invés do quarto.
Agora que você sabe que a forma correta de escrita é “maquia”, esse verbo, embora não seja irregular em todas as suas formas de conjugação, apresenta peculiaridades em determinados tempos verbais.
Não vale mais errar quando for escrever a sua redação, certo?