Diante da complexidade e das regras da Língua Portuguesa, muitos candidatos a concursos se deparam com questões que levantam aquela dúvida básica. Por exemplo, você sabe como fica o plural de lápis?
Por mais que seja uma palavra tão comum em nosso dia a dia, milhares de pessoas ainda hesitam antes de responder essa pergunta. Por isso, resolvemos elaborar essa matéria que vai te mostrar como fica o plural de lápis, candidato.
Continue conosco até o fim da leitura para sanar essa dúvida que atormenta milhares de pessoas. Afinal, errar na grafia na prova de redação de um concurso não é o mais recomendado. Confira.
Como fica o plural de lápis?
Na Língua Portuguesa, geralmente formamos o plural de uma palavra adicionando um “s” no final dela. Por exemplo, “casa” vira “casas”, “livro” vira “livros”. No entanto, algumas palavras fogem dessa regra. E “lápis” é uma delas, candidato.
Esse termo vem do latim “lapis”, que significa “pedra”. Inicialmente, em Roma, as pessoas escreviam usando pedaços de pedra de hematita, conhecidos como “lapis haimatites”.
No entanto, em Português, adotamos a forma “lápis” tanto para o singular quanto para o plural. Ou seja, o plural da palavra “lápis” é invariável, permanecendo exatamente como se escreve, independentemente da flexão exigida. É isso mesmo.
Não alteramos a forma dessa palavra quando estamos nos referindo a mais de um lápis. Veja os exemplos abaixo:
- Eu tenho um lápis;
- Eu tenho três lápis;
- Eu tenho 24 lápis.
Você deve ter notado que a palavra “lápis” permanece a mesma, independentemente de quantos lápis você tenha.
Essa particularidade do nosso idioma pode causar um pouco de confusão, especialmente para quem está aprendendo o Português.
Afinal de contas, é natural esperarmos uma mudança na palavra quando estamos falando no plural. Mas com “lápis”, não há essa alteração na grafia, candidato.
Aprimorando seus conhecimentos
Outras palavras também seguem essa mesma lógica de não terem um plural regular. Os termos “óculos”, “pires”, “atlas”, “ônibus”, são bons exemplos. Elas permanecem inalteradas, tanto no singular quanto no plural, segundo a norma culta.
Observe mais alguns exemplos que selecionamos para uma melhor compreensão:
- Singular: Eu comprei um lápis novo;
- Plural: Na papelaria, havia muitos lápis coloridos;
- Singular: O Professor pediu para trazer um lápis para fazer a prova;
- Plural: Todos os alunos trouxeram seus lápis para a aula de Matemática;
- Singular: Este é o meu lápis preferido;
- Plural: Estes são os meus lápis favoritos.
Perceba que em todos os exemplos citados acima, a palavra “lápis” permanece igual, mesmo quando estamos nos referindo a mais de uma unidade.
Embora essa seja uma exceção à regra geral de flexões de palavras, o uso de “lápis” tanto para o singular quanto para o plural é amplamente aceito e utilizado na Língua Portuguesa.
Então, não se preocupe caso esteja em dúvida se está utilizando a palavra corretamente, certo? Agora que você sabe que o plural de “lápis” não existe em nosso idioma, continue mantendo o foco nos estudos para as provas do concurso e boa sorte.