Você sabia que existem hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada, concurseiro? É verdade. Quando eles são incorporados em sua rotina, as chances de aprovação em qualquer certame aumentam bastante. Assim como os músculos, a nossa mente precisa de muita “malhação” para funcionar a todo vapor. E quando isso acontece, é possível notar melhoras consideráveis na saúde mental como um todo, o que reduz as chances de distúrbios psicológicos no futuro.
Por isso, elaboramos estsa matéria que selecionou nove hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada por muito mais tempo. Aquele concurseiro que está estudando para as provas de um disputado certame e está 100% focado em sua aprovação deve ler até o fim para que as chances de entrar para a carreira pública aumentem. Bora lá conferir?
Hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada
1) Aposte em jogos mentais
O concurseiro que deseja manter o seu cérebro sempre saudável deve incorporar os jogos mentais em seu dia a dia. Sudoku, quebra-cabeças, dama, xadrez, palavras-cruzadas, banco imobiliário, dominó, dentre outras opções, vão exercitar o seu raciocínio lógico, estimular o pensamento estratégico e fazer a sua mente trabalhar mais rápido, além de aumentar as conexões neurais. Pelo menos duas vezes por semana, reserve um tempinho para essa atividade, fechado?
2) Durma bem todas as noites
Mais um dos hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada. Durante o sono reparador, as informações recém-aprendidas são retidas pela nossa mente. Por isso, é fundamental dormir bem todas as noites. Além de restaurar as energias físicas, a saúde mental de quem dorme profundamente é muito melhor. Se você é daqueles concurseiros que sofrem de insônia, recomendamos procurar ajuda profissional o quanto antes.
3) Hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada: Procure aprender algo novo
A nossa mente precisa ser estimulada o tempo todo, sabia disso? Dessa forma, o concurseiro deve sempre procurar aprender algo novo, já que isso vai exercitar a sua memória. Por exemplo, é possível aprimorar um outro idioma, cozinhar um prato diferente, consertar um aparelho eletrônico, tocar um instrumento musical, praticar uma nova modalidade esportiva e até se arriscar em aulas de dança. Ou seja, tudo aquilo que exercita o seu cérebro e cria novas conexões entre os neurônios está valendo.
4) Tenha uma dieta balanceada
Não é novidade para ninguém que determinados alimentos podem prejudicar (e muito) a nossa mente. Por isso, recomendamos ao concurseiro manter uma dieta balanceada todos os dias. O nosso cérebro precisa das vitaminas, minerais e nutrientes para se manter saudável e funcionando a todo vapor. Um cardápio equilibrado pode aumentar a capacidade da sua memória e turbinar o seu aprendizado. Na dúvida, procure um Nutricionista.
5) Saia do sedentarismo
Pensou nos hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada? Exercícios físicos regulares fazem bem para a nossa saúde física e mental. Além de estimular o cérebro, atividades aeróbicas frequentes provocam o aumento da oxigenação nesse órgão e turbinam o seu foco. Mas antes de sair se exercitando por aí, recomendamos fazer uma consulta médica, para uma avaliação clínica do seu estado de saúde.
6) Leia um pouco todos os dias
A leitura diária reduz o estresse, estimula o pensamento crítico, aprimora o vocabulário, turbina a criatividade, desenvolve a capacidade de argumentação, exercita o cérebro e deixa a memória mais afiada. Por isso, o concurseiro deve incorporar esse saudável hábito em sua rotina. Ler 40 minutos por dia já é suficiente para desfrutar de todos esses benefícios. Pode apostar.
7) Seja uma pessoa sociável
Outros dos hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada. O concurseiro que tem uma vida social ativa tem mais chances de ter uma boa saúde mental. A socialização, seja com os familiares, amigos ou colegas do cursinho preparatório, é fundamental para nutrir a mente e fazer com que ela se mantenha sempre ativa. Ademais, a conexão com outras pessoas pode até melhorar o desempenho cognitivo e contribuir para a melhora da qualidade de vida.
8) Hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada: Exercite o seu bom humor
Da mesma forma que cultivar as relações sociais pode ser benéfico para a nossa saúde mental, o concurseiro também precisa exercitar o seu bom humor, já que ele melhora o funcionamento do cérebro. Mesmo que a fase de preparação para as provas do concurso seja estressante e repleta de desafios, tentar se manter sempre bem-humorado pode ser benéfico para a sua memória.
9) Deixe a organização fazer parte da sua vida
O último dos hábitos que ajudam a manter o cérebro jovem e a memória afiada. O concurseiro que é organizado consegue facilitar mais o trabalho do seu cérebro no dia a dia. A organização pode fazer com que a sua mente seja mais ágil e produtiva nos estudos, o que pode turbinar o seu aprendizado. Por isso, faça uma gestão inteligente do seu tempo, tenha prioridades e estude em locais apropriados.