Os livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura devem estar na estante de todo concurseiro que deseja aprimorar ainda mais seus conhecimentos, pois essas obras representam o ápice do saber na esfera literária.
Por essa razão, elaboramos este artigo que selecionou sete livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura e que são indispensáveis na rotina de estudos de todo concurseiro.
Acompanhe-nos até o fim da leitura e fique por dentro das obras que enaltecem escritores excepcionais que enriqueceram a história da literatura.
Livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura
1. “As Vinhas da Ira”, de John Steinbeck
Nesta obra, o autor leva o concurseiro a uma epopeia envolvente e a um drama familiar simultaneamente. Os membros de uma família foram forçados a migrar devido à seca que estava devastando a cidade onde viviam.
Na busca pela sobrevivência, a família embarca em uma emocionante jornada rumo ao desconhecido, onde desafios e dificuldades os aguardam. Este livro é um clássico manifesto atemporal da luta contra as adversidades.
2. “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez
Mais um dos livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura. O concurseiro vai se deparar com um panorama rico em ilusões, milagres e tragédias pessoais de uma família, que podem acontecer com qualquer outra ao redor do mundo.
Além de cativar o leitor com a sua história, este livro consegue explorar, com total maestria e profundidade, a essência do ser humano, especialmente em situações adversas da vida.
3. “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway
O concurseiro que procura uma lição de coragem e determinação vai encontrar neste livro. O autor, com sua narrativa simples e impactante, mergulha na jornada de um solitário pescador que vivencia uma batalha épica contra os perigos escondidos no mar.
Esta clássica obra transmite ao leitor uma inspiradora mensagem de perseverança diante das adversidades da vida, que não são poucas. Se você quer ter mais motivação para continuar estudando para as provas do concurso, acabou de encontrar.
4. “Sobre os Ossos dos Mortos”, de Olga Tokarczuk
Este também é um dos livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura. A obra retrata uma exploração subversiva da natureza humana que desafia as convenções da normalidade e transcende o gênero.
A trama mergulha profundamente na complexidade da essência do ser humano e apresenta ao concurseiro um enredo repleto de mistério e questionamentos existenciais. Elementos de suspense e humor dão o toque especial na linguagem do livro.
5. “Receitas de Inverno da Comunidade”, de Louise Glück
Estar por dentro dos livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura é importante. Nesta obra, o concurseiro vai se deparar com reflexões profundas escritas em versos concisos que retratam uma poderosa exploração da condição humana, em diversos aspectos.
Descobertas da juventude, fadiga, solidão, traumas psicológicos e as inevitáveis reflexões da velhice, são evidenciadas em apenas quinze poemas. Este livro nos mostra quão vulneráveis podemos ser durante a vida.
6. “Desonra”, de J. M. Coetzee
Essa clássica obra ganhadora do Prêmio Nobel leva o concurseiro a vivenciar uma jornada de redenção e autoconhecimento do personagem principal.
O romance narra a trajetória de um renomado professor que enfrenta as duras consequências de suas ações impensadas movidas por desejos ardentes.
O livro explora, de uma maneira simples e clara, temas considerados complexos na sociedade como amor, poder e moralidade. Não deixe de lê-lo, combinado?
7. “Don Juan”, de Peter Handke
O último dos livros que receberam o Prêmio Nobel de Literatura da nossa seleção. Aqui, o concurseiro tem em mãos uma releitura contemporânea de um eterno mito francês.
O autor reinventa o lendário Don Juan de Marco por meio de uma intrigante narrativa que mescla elementos clássicos com a contemporaneidade.
O romance oferece ao concurseiro uma nova perspectiva sobre esse icônico personagem, cujas façanhas são memoráveis e adentram gerações.