A banana é certamente uma das frutas mais populares no Brasil. Rica em potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C, antioxidantes, fibras e mais, ela pode ser muito versátil, servindo para uma série de receitas e prática para o dia a dia.
Apesar disso, uma das reclamações mais comuns a respeito dessa fruta é o fato dela estragar ou escurecer rápido demais.
Quem compra um cacho de banana com certeza já deve ter reparado que, em poucos dias, as frutas já tinha passado do ponto. Por isso, muitas pessoas costumam comprá-la em menor quantidade, ou até mesmo pegar as que ainda estão verdes.
Mesmo que essas técnicas ajudem, existem algumas dicas bem mais eficientes para prolongar o tempo que a banana continua boa para consuma. Confira algumas abaixo.
7 formas de fazer as bananas durarem mais tempo
1. Envolver os caules em plástico filme
As bananas começam a amadurecer no momento em que são colhidas das árvores. O motivo para isso é o gás etileno, um hormônio gasoso liberado pelos caules.
Ao envolvê-los em plástico filme ou até mesmo papel alumínio, é possível desacelerar o processo de amadurecimento da fruta.
Muitos mercados já vendem os cachos dessa forma, mas para melhores resultados, separe cada uma em casa e embale-as individualmente.
2. Pendurar as bananas
Existe uma razão científica para o motivo pelo qual as pessoas deveriam pendurar as bananas em ganchos.
Ao fazer isso, o gás etileno funciona mais lentamente, e isso também impede que elas fiquem “machucadas” por permanecerem em superfícies lisas.
Para isso, basta utilizar ganchos pequenos que podem ser colados com adesivos, ou os feitos especialmente para bananas.
3. Comprá-las verdes
A forma mais fácil de prolongar a vida útil das bananas é comprar as mais verdes das prateleiras. Elas são colhidas dessa exata forma, e então amadurecem mais lentamente.
4. Esqueça as sacolas
Se suas bananas vêm em sacolas plásticas ou de papel, remova a sacola imediatamente ao retornar do mercado. Frutas que ficam em sacolas amadurecem mais rápido, visto que o gás etileno se propaga com facilidade nessas embalagens.
Esse hormônio não é produzido apenas pelas bananas, mas também por outras frutas como maçãs, pêssegos e tomates. Ele pode ser muito útil quando for necessário amadurecer algum alimento com maior rapidez, mas não nos casos exibidos aqui.
5. Separe-as das outras frutas
Como informado anteriormente, as bananas não são as únicas frutas que produzem etileno. Por tal motivo, elas devem ser mantidas longe de outras frutas já maduras.
Por outro lado, deixá-las perto de outras frutas verdes também pode diminuir o processo de amadurecimento.
6. Coloque-as em bacias
A banana é uma fruta consideravelmente delicada. Ela pode ficar “machucada” com facilidade, e amadurecer ainda mais rapidamente ao ser armazenada em potes fechados.
Por tal motivo, é importante mantê-las em temperatura ambiente, com muita passagem de ar. Junto disso, guardá-las de cabeça para baixo em bacias ajuda a protegê-las dos amassados.
7. Dê um “banho ácido” nelas
Quem nunca pegou uma banana e comeu apenas a metade? Antes de jogar o resto fora por medo de estragar, considere dar um “banho ácido” no pedaço.
Para isso, mergulhe o restante em suco de limão por até três minutos, ou apenas espalhe o sumo na fruta depois de descascá-la. Isso irá impedir que ela fique marrom.
Para armazenar, embrulhe os pedaços em plástico filme ou em recipientes herméticos e refrigere.