Não restam dúvidas que uma pessoa criativa pode prosperar com mais facilidade, mas essa importante habilidade não precisa se limitar à aquelas geniais ideias que causam uma revolução em todo o mundo. Ela pode se mostrar presente na nossa maneira de enxergar as coisas, em atitudes corriqueiras do cotidiano e até como lidamos com as pessoas.
Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou sete dicas incríveis sobre como desenvolver a criatividade no dia a dia. Nos dê o prazer da sua agradável companhia até o fim da leitura e descubra como se tornar alguém mais criativo. Afinal de contas, essa competência comportamental é uma das mais necessárias no mercado de trabalho. Confira.
Como desenvolver a criatividade no dia a dia?
1) Desenvolva uma mentalidade de crescimento
A capacidade do ser humano de se tornar criativo começa exatamente com a adoção dessa saudável prática. A mentalidade de crescimento se resume em ter uma mente aberta a novos desafios, à aquisição de outras competências, sejam elas técnicas ou comportamentais, e ao aprendizado constante.
Você precisa acreditar que é capaz de se desenvolver intelectualmente, de todas as formas. Somente assim, a criatividade do concurseiro poderá ficar mais aguçada no dia a dia. Não é fácil, pois exige esforço, mas é totalmente possível.
2) Exercite a sua curiosidade
Outra dica sobre como desenvolver a criatividade no dia a dia. O concurseiro sempre deve procurar exercitar a sua curiosidade de todas as formas. Quanto mais curioso você for, maiores poderão ser as chances de se tornar mais criativo. Por exemplo, se você curte um determinado assunto, que tal expandir os seus conhecimentos a respeito dele?
Ativar a sua curiosidade por meio da busca incessante dos “comos”, “quandos” e “porquês”, além de ser bastante inspirador, pode aguçar e muito a sua criatividade. Com uma sólida base de conhecimentos, pode ficar mais fácil ter ideias originais que possam fazer a diferença.
3) Como desenvolver a criatividade no dia a dia: Potencialize a sua autoconfiança
Quando o assunto é ser uma pessoa mais criativa, o concurseiro precisa ter em mente que nem todo mundo vai concordar ou aceitar as suas ideias, o que é natural. Por isso, é necessário fortalecer a sua autoconfiança em seu potencial de criação de algo de valor. Não deixe que a insegurança e o medo te induzam ao nocivo processo de autossabotagem.
Entretanto, escutar as opiniões alheias também pode ser útil, já que elas podem enriquecer ainda mais os seus conhecimentos ou até te fazer enxergar algo que ainda não havia percebido. E o concurseiro que sabe quando ouvi-las e quais orientações seguir, pode se sentir mais confiante em si próprio, mesmo que tenha que correr riscos.
4) Não tenha medo do fracasso
Se você é um concurseiro que tem muito medo de falhar, seja no trabalho ou nos estudos, é melhor rever essa postura. Vale ressaltar que as derrotas fazem parte da vida e devem ser encaradas com uma valiosa experiência ou aprendizado. Aliás, o fracasso também pode aguçar a sua criatividade, sabia?
É humanamente impossível deter todo o conhecimento existente neste mundo, por isso, os erros fazem parte da nossa essência. A questão é como o concurseiro lida com os seus fracassos. Se você aprende com eles, as suas chances de errar novamente serão nulas e, por consequência, as possibilidades de ser mais criativo aumentam.
5) Técnicas para estimular a criatividade podem ser úteis
Mais um macete sobre como desenvolver a criatividade no dia a dia. Existem várias metodologias que podem auxiliar o concurseiro a ser uma pessoa mais criativa. O brainstorming, por exemplo, tem o objetivo de criar novas ideias sobre algum tema por meio da escrita de conceitos (desconexos, na maioria das vezes) em uma folha.
Outro método interessante é manter um diário criativo sempre com você. O concurseiro faz um registro dos planos para aquele dia, além do andamento do seu cronograma de estudos. Essa é uma maneira inteligente de deixar os seus pensamentos mais organizados e ter uma visão mais abrangente das suas ideias.
6) Como desenvolver a criatividade no dia a dia: Anote ou grave as suas ideias
As ideias, muitas vezes, são sorrateiras. Do nada, elas aparecem em nossa mente como se fossem a solução ideal para algum problema da sociedade e, poucos minutos depois, desaparecem. Por isso, o concurseiro precisa criar o hábito de anotar ou gravar com o celular as suas ideias.
No fim do dia, revise todas as novas ideias e selecione aquelas consideradas mais pertinentes ou que estejam alinhadas aos seus propósitos. Ademais, procure aprimorar aquelas que parecem inviáveis, já que elas podem ser usadas em um momento oportuno.
7) Desafie-se, concurseiro
A última dica sobre como desenvolver a criatividade no dia a dia. A mesmice pode tomar conta da rotina do concurseiro e deixar a sua mente estagnada. Por isso, que tal buscar por desafios? Essa estratégia pode te deixar mais criativo e potencializar ainda mais a sua resiliência .
Sendo assim, procure por algo que você considera desafiador, seja no que tange os estudos ou a sua profissão. Dessa forma, você também acaba encarando de frente os seus medos e fortalece ainda mais a confiança em si próprio.