A partir do início do século XX, o governo brasileiro passou a incentivar a imigração de europeus e cidadãos de outras nações para o país a fim de ocupar os cargos de trabalho que antes pertenciam à população escravizada. Como consequência, outras culturas participaram ativamente da construção da identidade nacional. Neste contexto, existem 7 cidades brasileiras altamente influenciadas pela Itália.
Desde uma arquitetura semelhante em igrejas, prédios governamentais e residências até semelhanças na gastronomia, festas típicas e até gírias, essa influência é consequência da presença de italianos na fundação dessas cidades, pois milhões de cidadãos da Itália se mudaram para o Brasil nessa época. Saiba mais informações a seguir e conheça essas cidades:
7 cidades brasileiras com influência italiana
- Nova Veneza, Santa Catarina: fundada por imigrantes italianos de Veneza em 1891, é conhecida por ter uma cultura e um conjunto de tradições semelhante à cidade dos canais.
- São Paulo, bairro Bixiga: o bairro paulista é conhecido pela influência italiana, pois muitos imigrantes se estabeleceram na região, abrindo comércios, restaurantes e escolas que transformaram até mesmo as celebrações locais.
- Santa Teresa, Espírito Santo: fundada por imigrantes italianos em 1975, a influência italiana é percebida na arquitetura e acervo de obras de arte sacra, com grande presença cultural nos aspectos religiosos e celebrações.
- Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul: lar do famoso parque temático Epopeia Italiana, essa região possui um dos maiores acervos sobre a história da imigração italiana no Brasil.
- Jaraguá do Sul, Santa Catarina: considerada uma das maiores economias da região Sul, esse município mantém até os dias atuais uma série de traços culturais dos imigrantes italianos, como a religiosidade, trajes, idioma e culinária.
- Pedrinhas Paulista, São Paulo: também conhecida como a Roma Brasileira, é uma das cidades com maior influência italiana por conta da arquitetura e costumes tradicionais.
- Domingos Martins, Espírito Santo: esse local, tipicamente europeu, tem fortes influências da cultura italiana e alemã, com arquitetura e culinária inspirando a região.