Enquanto algumas pessoas podem se sentir frustradas ou acreditar que é impossível aprender um novo idioma após a infância, a realidade é que os seres humanos são capazes disso em qualquer fase da vida.
Além disso, existem estratégias e técnicas com respaldo científico que podem otimizar o tempo e torná-lo um verdadeiro expert em línguas. Continue lendo e veja as principais a seguir.
Truques comprovados para aprender qualquer idioma
1. Concentre-se inicialmente na pronúncia
Embora o estudo de vocabulário seja um aspecto comum no aprendizado de línguas, pesquisas indicam que adultos deveriam priorizar a pronúncia inicialmente.
Isso se deve ao fato de que bebês e crianças pequenas conseguem identificar sons de qualquer idioma, habilidade que se perde conforme nos especializamos em nossa língua materna.
Portanto, é recomendável investir tempo para se acostumar com a pronúncia de uma nova língua. Isso facilitará o reconhecimento e a reprodução dos sons distintos do idioma em questão.
2. Divirta-se enquanto aprende
Aprender uma nova língua de forma rápida e eficaz pode ser alcançado através do engajamento em atividades prazerosas que tornem o processo de aprendizado mais agradável.
Segundo o British Cohort Study, que observou cerca de 17.000 indivíduos nascidos no Reino Unido em 1970, ler por lazer pode não só aprimorar as habilidades linguísticas, mas também a competência matemática.
Isso acontece porque atividades prazerosas nos expõem a novos conceitos de maneira dinâmica, incentivando-nos a explorar mais profundamente um assunto para ampliar nosso conhecimento aplicado.
3. Busque um parceiro para estudar
Estudos indicam que o aprendizado colaborativo pode ser mais eficaz do que estudar sozinho. Alunos que estudam e são avaliados em dupla tendem a ter melhores resultados.
A competição e a responsabilidade social também podem impulsionar o desempenho. Assim, para o aprendizado de idiomas, um parceiro nativo no idioma desejado ou um colega que estuda a mesma língua pode ser benéfico.
4. Adicione um contexto
Para memorizar efetivamente um novo idioma, é essencial integrar o vocabulário ao seu contexto de vida, em vez de apenas memorizar palavras isoladamente.
Uma pesquisa sugere que o contexto facilita a compreensão e retenção da linguagem, influenciado por fatores como idade e habilidades de leitura.
Para aplicar isso ao aprendizado de idiomas, vincule o novo vocabulário a experiências pessoais.
Por exemplo, ao aprender palavras sobre feriados, relembre suas próprias aventuras e viagens, e pratique contar essas histórias com o novo vocabulário.
5. Utilize a repetição espaçada
A técnica de repetição espaçada é um método tradicional e eficaz para a memorização de vocabulário em um novo idioma.
Ela consiste em revisar palavras e frases em intervalos regulares, começando com revisões frequentes e aumentando progressivamente o tempo entre elas conforme o material é assimilado.
Conforme diversos estudos, isso ajuda a fixar o conhecimento a longo prazo.
6. Faça testes e peça feedback
Por fim, uma pesquisa publicada na revista Science revelou que testes frequentes melhoram a retenção de memória em mais de 150%.
Uma vez que o material é aprendido, a prática de preencher lacunas ajuda a consolidar o conhecimento.
Além disso, o feedback recebido durante os testes é fundamental para corrigir erros e confirmar acertos, levando a uma aprendizagem mais rápida.