6 países que têm mais de uma língua oficial – e você não sabia

Descubra como a diversidade linguística influencia a cultura, a política e a educação desses países que têm mais de uma língua oficial.

A língua falada por cada país é determinada pelo governo e pela política. Em termos práticos, um idioma oficial é normalmente aquele em que os serviços e informações governamentais estão disponíveis.

continua depois da publicidade

Porém, há várias nações que reconhecem legalmente duas ou mais línguas como meios de comunicação e expressão da sua identidade nacional e cultural.

Isso geralmente está relacionado a história de sua colonização, migração, diversidade étnica ou conflitos políticos que influenciaram a sua formação linguística. Conheça alguns destes países logo abaixo.

Leia também

Países com mais de uma língua oficial

1. África do Sul

Enquanto a maioria dos países do mundo se limita a duas línguas oficiais, a África do Sul tem 11.  O inglês é a língua predominante no governo e na imprensa, mesmo sendo a primeira língua de menos de 10% dos sul-africanos.

continua depois da publicidade

Mas quem só fala inglês pode se virar bem nas grandes cidades do país, ouvindo outras línguas. As línguas mais comuns são o Zulu e o Xhosa, depois vem o Africâner, uma língua germânica parecida com o holandês.

Com o fim do apartheid (regime de segregação racial implementado no país em 1948), dialetos como o Ndebele, o Sotho, o Swazi, o Tsonga e a Venda também ganharam status de línguas oficiais da África do Sul.

2. Luxemburgo

Neste pequeno país europeu, as pessoas falam quatro línguas com diferentes níveis de fluência. A língua local, o luxemburguês, é uma das três línguas oficiais, junto com o francês e o alemão.

O outro idioma que quase todos os cidadãos sabem é o inglês, que é obrigatório nas escolas e também muito valorizado no mercado de trabalho.

continua depois da publicidade

Luxemburgo tem menos línguas oficiais que a Suíça (que tem quatro), mas os seus habitantes são mais multilíngues devido ao tamanho reduzido do país. Por lá, as pessoas que falam francês e alemão geralmente vivem em regiões diferentes.

3. Suíça

A Suíça é um dos países europeus que possui o maior número de línguas oficiais em todo o seu território, já que são reconhecidos o alemão, o francês, o italiano e o romanche.

Dependendo da região do país para onde você for, haverá domínio linguístico de um idioma ou de outro.

4. Singapura

Singapura tem quatro línguas oficiais: inglês, mandarim, malaio e tâmil. Mas, nesta cidade-estado de grande diversidade cultural, poucas pessoas são fluentes em todas elas.

O inglês é a língua mais usada por todos os grupos étnicos do país, já que é obrigatório nas escolas. Isso facilita para os estrangeiros que querem conhecer o destino sem dominar os outros idiomas.

continua depois da publicidade

5. Índia

A Índia tem duas línguas oficiais: hindi e inglês, sendo esta última a mais falada no país, com 90 milhões de indianos fluentes.

Porém, a sua constituição reconhece outras 20 línguas. Algumas delas são o Punjabi, o Bengali e o Tamil. A maioria dos cidadãos fala pelo menos três idiomas.

Quem viaja muito pelo país pode aprender dezenas dialetos, mesmo que não as domine. Segundo pesquisas recentes, há mais de 700 línguas em todas as regiões e áreas do território indiano.

6. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país da Oceania, formado por duas ilhas principais e várias ilhas menores. Sua capital é Wellington e sua maior cidade é Auckland.

A nação tem cerca de 4,9 milhões de habitantes, de origem europeia, maori, asiática e polinésia. O inglês e o maori são as línguas oficiais.

continua depois da publicidade

Sua economia é baseada no setor de serviços, na agropecuária e no turismo. Por outro lado, seu regime governamental é uma monarquia constitucional parlamentarista, que faz parte da Commonwealth britânica.

A Nova Zelândia foi colonizada pelos maoris no século XIII e pelos britânicos no século XIX, daí sua herança linguística.

Leia também

Concursos em sua
cidade