As altas tarifas de energia elétrica assustam milhares de brasileiros, que desejam economizar energia e pagar uma conta de luz mais barata. Para isso, existem algumas dicas que devem ser seguidas em casa, para o sucesso total desta empreitada.
Dessa forma, elaboramos uma lista com 5 dicas para economizar energia e pagar conta de luz mais barata. Confira a seguir alguns cuidados e evite surpresas desagradáveis todos os meses, reduzindo a tarifa de energia elétrica.
5 dicas para economizar energia
Os altos preços das tarifas de luz podem assustar chefes de lares brasileiros, que, como a maioria, precisa poupar dinheiro para o orçamento familiar não ficar comprometido. Por isso, existem alguns cuidados necessários para economizar na conta de luz. Confira 5 dicas e pague mais barato na conta de luz:
1 – Aproveite a iluminação natural
Para economizar na conta de energia é melhor saber aproveitar a iluminação natural do ambiente. Explore as janelas e mantenha as cortinas abertas durante o dia, evitando acender lâmpadas no período do dia.
A escolha das tintas de paredes de pontos estratégicos do imóvel bem como do teto, influencia totalmente. Por isso, escolha tons mais claros, pelo fato de que eles refletem a luz de forma mais fácil.
2 – Prefira lâmpadas de LED
Uma dica eficiente e que ajuda na economia na conta de luz, é substituir as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED. Isso porque mesmo que custem mais, elas apresentam vida útil maior.
Elas duram em média 30 mil horas de uso e consomem menos energia, além de não esquentarem o ambiente e gerarem menos impacto ao meio ambiente. Por assim dizer, a lâmpada de LED é responsável por economizar até 80% em relação aos outros tipos de materiais.
3 – Retire aparelhos da tomada
Uma dica simples e eficaz na economia na conta de luz é deixar os aparelhos e eletrodomésticos de casa fora da tomada quando não forem usados. Isso porque aparelhos que estão na tomada, mesmo desligados, consomem energia.
Dessa forma, evite que a maioria dos aparelhos em casa fiquem no modo stand-by, quando deixam uma luz, geralmente vermelha, acesa quando não estão sendo utilizados. Exemplos de aparelhos que funcionam desta maneira são:
- Computadores;
- Micro-ondas;
- Televisão;
- Smartphones conectados na tomada.
4 – Evite banhos demorados
O consumo de energia está muito ligado ao uso do chuveiro elétrico. Um dos grandes vilões das contas de luz são os banhos demorados. Portanto, opte por usar o chuveiro por no máximo 7 minutos, tempo suficiente para um bom banho.
Durante o banho, outros cuidados podem ser tomados para economizar também a água usada. Portanto, tanto para economia de água e de energia, a melhor saída é tomar banhos cada vez menos demorados.
5 – Use o ferro elétrico de forma consciente
O ferro elétrico é responsável por até 7% do consumo de energia elétrica por mês. Portanto, para evitar surpresas desagradáveis na conta de energia, a melhor dica é usar o ferro elétrico de forma responsável e consciente. Dessa forma, opte por usar este aparelho apenas quando acumular roupas o bastante, que justifique o uso do ferro.