3 truques de matemática para fazer contas de cabeça mais rápido

Os 3 truques de matemática para fazer contas de cabeça mais rápido são técnicas para aperfeiçoar o seu raciocínio lógico e estimular a inteligência lógico-matemática na hora de resolver operações. Essas dicas podem ser usadas em provas ou no cotidiano.

Para algumas pessoas, a inteligência lógico-matemática e o domínio dessa área do conhecimento é natural, enquanto outros ainda têm dificuldade em fazer contas de cabeça e por isso preferem contar nos dedos ou por outras técnicas. Independente dessa diferença entre os públicos, existem 3 truques de matemática para fazer contas de cabeça mais rápido.

continua depois da publicidade

No geral, são dicas para aperfeiçoar o ritmo do raciocínio lógico, melhorar o tempo de resposta nas questões e garantir um bom desempenho durante a realização de provas ou exames. Porém, podem ser utilizadas no cotidiano, como para contar o troco ou estimar o valor de uma compra. Saiba mais informações a seguir e aprenda como fazer isso:

3 técnicas de matemática para fazer contas de cabeça

Leia também

1. Simplifique as frações

Ao invés de realizar uma operação de divisão ou uma multiplicação entre frações, procure simplificar os componentes. Por exemplo, se todos forem par, você pode dividir os números por dois ou outros múltiplos até que fique no menor valor possível. A lógica também funciona com múltiplos de três, cinco, sete e demais números ímpares.

Assim, ao invés de dividir 18 por 4, você pode dividir 9 por 2, por exemplo.

continua depois da publicidade

2. Separe a operação em dezenas e unidades

Se a operação matemática envolver números grandes, divida-os em dezenas e unidades para calcular separadamente. Depois, basta somar os resultados para obter o número final. Ou seja, ao invés de somar 37 com 85, você pode somar 30 com 80 e depois 7 com 5 para chegar ao resultado de 122.

Esse procedimento é realizado ainda durante a infância, quando estamos nos familiarizando com os números. No geral, são traçados retas verticais nos números para identificar as centenas, dezenas e unidades separadamente, e é esse o processo que você irá fazer em sua mente.

3. Aproxime para números mais simples

Assim como a divisão em dezenas e unidades, pode-se aproximar os números para valores mais simples antes de realizar a operação, e depois adicionar a quantidade restante. Por exemplo, ao invés de somar 58 com 75, tente somar com 72 primeiro, pois você pode formar uma dezena cheia entre eles, chegando a 130. Depois, adicione as 3 unidades que ficaram de fora para chegar ao resultado de 133.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade