12 palavras escritas com X em vez de CH – e você ainda erra

Algumas palavras geram confusão quanto a grafia com x ou ch. Veja exemplos de termos com x que muita gente erra.

A Língua Portuguesa pode gerar uma série de dúvidas quanto a grafia de algumas palavras, principalmente porque certas letras podem ter o mesmo som. 

continua depois da publicidade

No entanto, ainda que a pronúncia não seja modificada, erros de grafias podem ser um grande problema para quem deseja melhorar seu nível no idioma. 

Um exemplo disso são letras como “ss” e “ç”, ou ainda, “x” e “ch”. É muito comum que a escrita de termos que contenham esses fonemas seja confundida, inclusive, entre falantes nativos. 

Para te ajudar nessa, separamos 12 palavras que são escritas com “x” em vez de “ch”, mas muita gente ainda erra. Confira a seguir: 

continua depois da publicidade
Leia também

Veja 12 palavras que são escritas com “x” e não com “ch” 

Como citamos anteriormente, é bem comum que palavras grafadas com “x” sejam escritas com “ch” e vice-versa. No entanto, é importante prestar atenção e seguir o que determinam as regras da norma culta Língua Portuguesa. 

Veja algumas palavras escritas com “x” que costumam ser confundidas com exemplos de frases: 

continua depois da publicidade

1. Enxame 

Enxame é um substantivo coletivo usado para designar um grupo de abelhas. É comum que as pessoas confundam sua escrita e empreguem o “ch”, mas a forma correta é com “x”. 

  • Ana estava brincando no parque quando viu um enxame de abelha. Sua mãe pediu para que se afastasse. 

2. Taxar 

Muito em alta com a popularização de compras em sites do exterior, a palavra taxar tem o sentido de cobrar tributo, imposto. Muitas vezes é grafada com “ch”, ou seja “tachar”. No entanto, deve ser escrita com “x”. 

A regra também é válida para palavras derivadas do verbo, como “taxada”. 

continua depois da publicidade
  • Taxar compras do exterior é uma estratégia do governo para proteger a economia local. 

3. Caxumba 

A caxumba é uma doença viral e contagiosa que atualmente não é muito comum graças ao desenvolvimento de vacinas. Alguns falantes da Língua Portuguesa confundem a escrita e colocam o “ch” ao invés do “x”. 

  • Apesar de ser uma infecção rara nos dias de hoje, João foi diagnosticado com caxumba. 

4. Graxa 

A graxa é um produto com a função de lubrificar muito usado no setor automobilístico. Apesar de ser escrito com “x”, alguns falantes confundem e empregam o “ch”, ou seja “gracha”. 

  • A graxa do mecânico acabou e ele precisou providenciar uma nova rapidamente.

5. Mexer 

Mais um verbo que muita gente erra a escrita é “mexer”. Geralmente, é empregado no sentido de mover a si, algo ou alguém, e a grafia correta é com “x”, embora seja comum a confusão com o “ch”. 

  • Ele não mexeu a panela de brigadeiro o suficiente, por isso, o doce queimou. 

6. Xácara 

A dúvida sobre se a grafia correta é “xácara” ou “chácara” é bastante comum. Mas a verdade é que ambas podem estar corretas dependendo do que se pretende dizer. 

A palavra “xácara” é empregada para se referir a textos populares escritos em versos, enquanto “chácara” tem o sentido de propriedades rurais, onde geralmente as pessoas passam as férias ou momentos especiais. 

  • A professora de português nos apresentou exemplos de xácaras. 

7. Xampu 

A palavra xampu é usada para se referir ao produtos que usamos para higienizar os fios e o couro cabeludo. Apesar de ser comum a escrita com “sh”, ou seja, “shampoo”, a forma aportuguesada é com “x”, não podendo ser grafado com “ch” de maneira alguma. 

  • Encontrei meu xampu favorito na promoção. 

8. Xícara 

Mais um exemplo que muita gente confunde é “xícara”. O termo tem relação com o objeto que usamos para beber líquidos quentes como café e chás. 

Frequentemente, vemos falantes grafando o vocábulo com “ch”, mas só existe uma forma correta. 

  • Ele adora tomar café e comprar xícaras novas. 

9. Faxina 

Faxina é o nome dado ao serviço de limpeza e a palavra deve ser escrita com “x”, embora algumas pessoas confundam. 

  • Eles dividem a faxina da casa. 

10. Enxergar 

O verbo enxergar quer dizer que algo foi observado pelo sentido da visão. A palavra deve ser escrita com “x” e jamais com “ch”. 

  • Paula começou a enxergar melhor depois que realizou a cirurgia refrativa. 

11. Xingamento 

O substantivo xingamento é usado para se referir ao ato de xingar alguém, proferir alguma palavra ofensiva. O termo deve ser escrito com “x”. 

  • Após o xingamento, a professora expulsou o aluno de sala. 

12. Almoxarifado 

Almoxarifado é o nome dado ao local onde se armazenam materiais, principalmente de empresas. É comum a dúvida sobre o emprego do “ch” ou do “x”, mas a palavra deve ser escrita com “x”. 

  • Uma peça do almoxarifado não foi encontrada. 
Leia também

Concursos em sua
cidade