A decoração de interiores com plantas e folhagens vem ganhando o coração de muitas pessoas nos últimos anos. Conhecido como “urban jungle”, ou selva urbana, o estilo traz elementos da natureza como protagonistas da disposição de ambientes, e mesmo que o tom verde seja o predominante, existe ainda uma explosão de cores que pode melhorar qualquer cômodo. Afinal, a natureza, possui uma variedade de tonalidades e desenhos.
E os benefícios de um ambiente com plantas coloridas não param por aí. Além de enfeitá-lo, as espécies podem reduzir os compostos tóxicos que circulam no ar, mantendo a umidade do ambiente. Muitas delas vão muito além do que parecem, e tomam conta da casa com tons de branco, amarelo, rosa, roxo, laranja e mais.
Hoje, confira 11 plantas coloridas que podem alegrar qualquer ambiente da sua casa, e transforme os cômodos no estilo selva urbana.
11 plantas com folhas coloridas
1. Marantas e calatheas
As marantas e calatheas reúnem mais de 500 espécies, e possuem folhagens coloridas muito amadas por quem está em busca de uma boa decoração, visto que são nativas de países tropicais. As preferidas costumam ser as tricolores, em tonalidades de verde, branco e vermelho; as pavões, com padronagens como a da ave; e as medalhões, com contorno verde-escuro e miolo claro.
2. Bromélias
Quem gosta de um jardim de inverno não pode deixar as bromélias de fora, visto que seu valor ornamental é grandioso. Nativa da América do Sul, a planta possui flores que podem trazer um toque de cor em meio ao verde, como no vermelho, rosa e amarelo.
3. Begônia
As begônias possuem várias “estampas” diferentes, frutos de um processo de seleção genética. Muitas empresas se especializam em criar desenhos diferentes, combinando tons como verde, vermelho e roxo, trazendo à tona padronagens exclusivas.
4. Veludo-roxo
A veludo-roxo é uma planta rasteira, que deve ser plantada em cuia e se comporta como uma espécie pendente. Belíssima, possui folhas verde-escuras e é recoberta por pelinhos roxos. Ela deve ser cultivada em ambientes com muita luz natural, mas sem sol direto.
5. Jiboia
Uma das mais populares no mundo da decoração de interiores, a jiboia é uma planta trepadeira, que possui folhas em formato de coração nas cores verde, branca e amarela. Quando suspensa, deixa suas folhas pendentes, o que traz charme para qualquer ambiente. Pode ser colocada em estantes ou suportes.
6. Caládio
Estas espécies trazem folhas rajadas em tons divertidos de verde, rosa, branco e vermelho. A variedade de cores e estampas é enorme, mas é preciso tomar cuidado: suas folhas são tóxicas, e devem ser mantidas longe de crianças e animais.
7. Cróton
Da mesma forma, a cróton possui muita variedade quando se trata de espécie e cores. Existe a canarinho, em amarelo, a petra, a gingha, a king e a samba, as versões mais comuns. De clima tropical, pode ser cultivada dentro de casa, mas em ambientes com luz natural e próxima à janela.
8. Dracena
As dracenas possuem mais de 60 espécies, e geralmente, um porte de arbusto. Com caules e folhas compridas, se apresenta em forma de espada, e a versão tricolor combina lindos tons de vermelho, rosa e verde. A planta resiste bem a qualquer ambiente, até mesmo os com ar-condicionado.
9. Fitônia
As pequenas fitônias podem ser muito coloridas, apresentando folhas verdes e nervuras avermelhadas ou rosadas. Apesar de seu tamanho, é preciso tomar alguns cuidados, como deixá-la sempre na sombra e manter sua umidade, algo que a espécie prefere.
10. Coléu
A coléu possui, geralmente, folhas bicolores, com bordas em um tom e o interior em outro. Assim, é possível criar várias combinações entre tons verdes, rosas e amarelos. A rega deve ser feita regularmente, e a planta gosta de ao menos 3 horas de sol por dia. Áreas de pouca luz podem fazer suas cores desbotar.
11. Aglaonema lawan
A variedade do gênero Aglaonema é uma explosão de cores, com folhas e caule rosados, apresentando um mix de verde, amarelo e laranja, sempre com combinações e estampas únicas. Esta espécie exige luz natural, mas nada de sol direto.