10 plantas que AMAM SOL e precisam de muita luminosidade

Algumas espécies de planta necessitam da luz solar em abundância e sã conhecidas por serem amantes do Sol. Confira a lista com as plantas mais conhecidas.

Plantas bem cuidadas são capazes de deixar o ambiente com outro aspecto. O jardim fica mais bonito quando as necessidades das espécies são respeitadas. Isso porque existem plantas que necessitam de algumas propriedades, como é o caso das plantas que amam o sol.

continua depois da publicidade

Elas precisam de muita luminosidade, por isso são aconselhadas para espaços que recebem a luz direta na maior parte do tempo. Nesse sentido, para se ter um jardim bonito em qualquer canto da casa, é necessário estar atento a estes detalhes.

Pensando em esclarecer de uma vez por todas as dúvidas dos milhares de jardineiros amadores que adoram uma planta em casa, elaboramos uma lista com o top 10 plantas que amam sol e precisam de muita luminosidade.

Leia também

Top 10 plantas que amam o Sol

Plantas bem cuidadas são responsáveis por deixar jardins mais bonitos. Por isso, para que as plantas se desenvolvam da maneira adequada, é necessário se atentar às necessidades específicas de cada espécie.

continua depois da publicidade

Isso porque existem plantas que gostam de pouca luminosidade, outras que preferem os locais úmidos e existem até aquelas plantas que amam o sol e que precisam estar em locais com muita luminosidade.

Pensando em todas essas propriedades, elaboramos uma lista com o top 10 de plantas que amam o sol e precisam de muita luminosidade. Confira:

1 – Alamanda

Essa planta gosta muito do sol e floresce o ano todo, mas as flores aparecem mais durante a primavera e o outono. Suas flores amarelas também aparecem em tons de roxo ou rosa. A planta necessita de podas regulares, por ser uma trepadeira e crescer rapidamente.

2 – Babosa

Também conhecida como Aloe Vera, a babosa é uma planta que pode ser facilmente cultivada em ambientes com muita luminosidade. Como característica, essa planta pode ser bastante resistente a invernos rigorosos, além de apresentar tolerância a solos com pouca fertilidade.

continua depois da publicidade

3 – Begônia

Essas plantas podem ser cultivadas em vasos e gostam de sol, muito sol. Apreciadoras de solos bem drenados, elas possuem uma floração longa, em tons diferentes e indicados para serem usados de forma ornamental.

4 – Gerânio

O gerânio é uma planta que ama o sol e que gosta de lugares com bastante luminosidade. Além disso, essa espécie tem o papel de atrair polinizadores, como abelhas, insetos e até pássaros. O que chama mais atenção na planta são suas cores bem articulares e o formato de suas folhas.

5 – Lavanda

A lavanda é uma planta que chama a atenção por sua coloração roxa bem característica. São plantas bastante bonitas, com perfume inconfundível e que florescem por todo o ano. Essa planta também possui grandes benefícios e atua como calmante.

continua depois da publicidade

6 – Petúnia

Essas plantas devem ser cultivadas em sol pleno, para que seu crescimento ocorra sem qualquer prejuízo, principalmente durante a primavera e o verão. As petúnias podem formar um lindo jardim, com suas flores em cores bem distintas.

7 – Azaleia

A planta de origem asiática é uma espécie que é uma grande amante do sol. Além disso, a planta necessita de regas regulares e a preferência para o seu cultivo deve ser para ambientes abertos.

8 – Verbena

Espécie que mede entre 20 e 30 centímetros, a verbena ama o sol e lugares com muita luminosidade. Suas flores pequeninas são encontradas nas cores branca, vermelha, rosa e roxa. Para um cultivo completo, a verbena deve ser regada diariamente.

continua depois da publicidade

9 – Clúsia

Com folhagem em tons de verde bem chamativos, a clúsia é uma planta que necessita de sol pleno. Suas flores brancas costumam aparecer na primavera e durante o verão e quando cultivada em áreas externas, ela chega aos 6 metros de altura.

10 – Cactos

Cactos são plantas resistentes e versáteis e que gostam muito do sol e, consequentemente, de pouca água. As regas devem ser feitas de forma regrada, pois o excesso de água pode acabar matando o cacto.

Leia também

Concursos em sua
cidade