As plantas dão um toque aconchegante à casa, captando o olhar dos visitantes e criando um ambiente natural e fresco. Cada espécie tem algo em particular que o destaca do resto dos objetos da casa, mas existem algumas que se destacam por apresentarem cores muito distintas em suas flores e folhas.
Esses tipos são perfeitos para decorar um cantinho especial no jardim, ou dentro de casa, já que ficam bem em qualquer lugar. Veja alguns exemplos a seguir.
10 plantas de interior com folhas coloridas
1. Cróton
O cróton é uma planta que se caracteriza por suas folhas em várias cores. Pode ser colocado tanto no interior como no exterior, embora neste caso o clima deva ser temperado, onde não haja mudanças bruscas de temperatura.
O cuidado do Cróton envolve grandes doses de rega leve e moderada. Além disso, o ideal é não deixar o substrato secar completamente, mas evitar o alagamento. Também gosta de umidade, por isso é aconselhável borrifar suas folhas com água de vez em quando.
2. Cretonne
Sem dúvida uma das plantas com as folhas mais coloridas e fáceis de cuidar é o cretonne. Esta é uma planta que chama a atenção pela singularidade de suas folhas, que variam do verde ao marrom escuro, passando pelo rosa, fúcsia e roxo.
Devido ao seu caráter tropical, desenvolve-se melhor em ambientes fechados, onde podemos protegê-lo do sol e a temperatura é mais constante. Outros cuidados com o coleus envolvem grandes doses de luz e um substrato sempre úmido.
3. Maranta leuconeura
Também conhecida como planta da oração, esta espécie marcante caracteriza-se por fechar as folhas à noite e crescer durante o dia. Embora suas folhas sejam predominantemente verdes, suas nervuras são avermelhadas ou roxas, e sua parte inferior é escura. Ela precisa de espaços claros sem sol direto e temperaturas amenas, além de irrigação regular.
4. Caládio
Essa planta se destaca pelo formato único de suas folhas em ponta de flecha. Por sua vez, possui combinações de cores únicas e variadas. Entre elas, destacam-se o verde, o branco, o vermelho e o rosa. No entanto, essa espécie não suporta geadas e não pode receber luz direta.
5. Bromélia
Uma das plantas mais coloridas e especiais, já que suas folhas mudam de cor e assumem diferentes tonalidades, do vermelho ao magenta. Cuidar de bromélias é simples, pois apenas as raízes devem ser mantidas hidratadas e é necessário que os raios solares não as atinjam diretamente.
6. Begônia rex
Com diferentes tonalidades de vermelho, rosa, roxo, marrom, prata, verde e até amarelo, a begônia rex é uma planta muito chamativa e perfeita para ambientes internos. Os cuidados com a begônia são muito simples. Uma das chaves é fornecer a essa espécie boa iluminação, mas sem sol direto.
7. Hortênsia
As hortênsias também são um ótimo adicional para a decoração da casa. Coloque-as em um local claro da casa, mas longe da luz solar direta. Esta espécie cresce melhor em um ambiente fresco e úmido. No entanto, elas têm a desvantagem de precisar de muitos cuidados.
8. Antúrio
Esta é uma das plantas mais resistentes. Caracteriza-se pela sua flor, pois é uma espiga rodeada por uma folha em forma de coração e com uma cor muito intensa. A cor mais comum é o vermelho, mas também podemos encontrar nas cores roxo, branco, laranja e até preto.
9. Corações-emaranhados
Corações-emaranhados ou Ceropegia woodii é uma planta da família das suculentas que está muito na moda. Deve ser colocada em um espaço claro, mas sem luz solar direta. Você sempre deve verificar a umidade do substrato antes de regá-lo e, no inverno, precisará apenas de algumas regas por mês.
10. Tillandsia
Esta planta aprecia temperaturas frescas (podendo até mantê-las fora de casa, no jardim, em zonas sombreadas) embora não tolere bem o excesso de umidade, por isso tenha cuidado para não a regar demais.