O mundo está repleto de edifícios, obras e monumentos impressionantes, que valem a pena apreciar para conhecer a cultura dos povos que nos precederam. Esses lugares ganharam tanta fama pelo seu valor histórico e importância cultural, que visitá-los é uma das atividades essenciais no itinerário de qualquer viajante.
Os 10 monumentos mais visitados no mundo
1. Macchu Picchu (Peru)
Erguida a 2.440 metros de altura, é uma cidade enigmática, um santuário misterioso que se tornou a grande construção dos Incas e uma incrível obra arquitetônica.
Como poderia ser feito algo assim àquela altura, fazendo com que paredes, rampas, terraços e escadas parecessem parte da montanha? O ambiente natural, na encosta oriental da Cordilheira dos Andes (Peru), constitui o espaço deste monumento impressionante.
2. Mesquita Sheikh Zayed (Emirados Árabes Unidos)
Em Abu Dhabi fica a maior mesquita de mármore do mundo, com capacidade para 40 mil pessoas. É o monumento mais recente desta lista. Foi concluído em 2007 após a coleta de mármore branco de 28 países. A sala principal possui dez lâmpadas gigantes, com 10 metros de comprimento e 9 toneladas, construídas pela Swarovski.
3. Angkor Wat (Camboja)
Este é o maior monumento religioso do mundo. É um templo hindu do século XII que se tornou budista e que com o tempo se tornou o emblema do Camboja (aliás, aparece na bandeira do país). A zona arqueológica em que está inserida ocupa 400 km quadrados de templos, edifícios e jardins.
4. Basílica de São Pedro (Cidade do Vaticano)
Não há igreja igual no mundo, onde você se sinta tão rodeado de arte como na Basílica Romana de São Pedro. Bramante, Raphael, Sangallo, Michelangelo e finalmente Maderno foram os responsáveis pelos projetos e construção do edifício, que durou um século e meio (1506-1626) e para o qual ‘pegaram emprestados’ materiais dos vestígios da Roma clássica.
5. Taj Mahal (Índia)
Esta lista não estaria completa sem um dos edifícios mais bonitos do mundo, uma das suas sete maravilhas. E é visto de forma diferente ao saber que se trata da homenagem do Imperador Shah Jahan à sua amada, Mumtaz Mahal, que morreu tragicamente aos 13 anos.
Portanto, é o lugar onde ambos descansam juntos para sempre. Concluída em 1648, é uma das maiores obras da arte muçulmana tardia na Índia.
6. Mesquita Catedral de Córdoba (Espanha)
Este belo monumento andaluz é a principal atração de Espanha nesta lista. É a obra mais importante da arte muçulmana no país, e foi construída entre 785 e finais do século XVI.
Seu enorme arco bicolor, visitado no escuro, é um dos espetáculos artísticos próximos que você não pode perder.
7. Catedral do Salvador sobre o Sangue Derramado (Rússia)
Em São Petersburgo (Rússia) está a 7ª posição da lista, uma igreja espetacular que começou a ser construída em 1883, logo acima do ponto exato onde, dois anos antes, o imperador Alexandre II foi assassinado.
O templo deslumbra pelas suas torres multicoloridas, pela rica decoração exterior e sobretudo pelos seus impressionantes mosaicos interiores.
8. Alhambra (Espanha)
A fortaleza Nasrida continua a encantar todos os viajantes que se deixam levar pelos seus mistérios, pela sua arquitetura sofisticada e pelos sons das suas fontes.
Um dos seus grandes valores é que é praticamente igual ao que era quando foi construído no século XIV, pelo que continua a oferecer aos seus visitantes uma autêntica viagem no tempo.
9. Memorial de Lincoln (Estados Unidos)
Cenário de inúmeros filmes e momentos lendários da história americana, como o discurso de Martin Luther King (“I Have a Dream”), o Lincoln Memorial fica no National Mall, em Washington, sólido e majestoso, como um templo grego, abrigando a estátua XXL do ‘pai do país’.
10. Catedral de Milão (Itália)
Subir no seu telhado é uma das experiências mais incríveis que você pode fazer na cidade. Talvez por isso, e certamente por sua impressionante arquitetura gótica, os viajantes sempre se apaixonaram por ela.