Arcabouço: o que significa essa palavra? Entenda para que serve

A palavra arcabouço é uma das expressões da Língua Portuguesa que possui diversos significados, com base no sentido figurado e literal que adotam dentro de outras terminologias. Desse modo, é importante entender as funções e a maneira com que são utilizadas.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é composta por 370 mil palavras. Além disso, como um idioma vivo, estima-se que novas expressões surgem diariamente com base na interação entre os falantes. Desse modo, existem dúvidas sobre o significado de alguns termos, como é o caso da palavra arcabouço.

continua depois da publicidade

Comumente utilizada para descrever um conjunto, como no caso de arcabouço teórico, arcabouço ósseo ou arcabouço fiscal, deve-se entender a origem e funções dessa palavra para compreender as variações. Em todos os casos, o arcabouço é um substantivo masculino cuja etimologia parte do termo latim arca, em referência a um baú, armário ou cofre. Saiba mais informações a seguir:

O que significa arcabouço?

De acordo com o dicionário, a palavra arcabouço refere-se a uma estrutura óssea que sustenta um corpo, como o esqueleto ou o sistema ósseo de seres humanos e animais. No entanto, também pode ser usada para descrever qualquer tipo de estrutura cuja função é sustentar ou que atua como base para outro material.

Leia também

No sentido figurado, trata de uma competência utilizada para o desenvolvimento ou produção de algum conteúdo, como o preparo de uma receita ou a habilidade para a realização de um trabalho. Além disso, pode ser adotado como sinônimo de rascunho, como o esboço inicial para um novo projeto em que constam todas as informações necessárias para tirar do papel.

continua depois da publicidade

Ou seja, o arcabouço consegue descrever aquilo necessário para uma construção. Entre outras definições, encontra-se a descrição anatômica da arca no peitoral humano, como forma de referir-se à armação óssea que forma o tórax e é responsável pela proteção dos órgãos internos. Por fim, pode descrever uma estrutura de uma máquina, como a carcaça de um carro.

Quais são os outros sentidos figurados?

1) Arcabouço teórico

Por definição, o arcabouço teórico refere-se a uma base intelectual formada por meio da união de referências bibliográficas e leituras realizadas por um indivíduo, como um esqueleto de artigos, livros e pesquisas. Dessa maneira, é a construção instrumental utilizada na criação de novas teorias, no desenvolvimento de teses e no embasamento de opiniões.

continua depois da publicidade

2) Arcabouço ósseo

Ainda que pareça um pleonasmo, por conta do significado relativo ao esqueleto e à estrutura óssea, essa expressão refere-se a uma armação formada pela costela, clavículas, esterno e escápulas na constituição do tórax. Em específico, consiste em uma expressão médica para avaliar fraturas, luxações e danos realizados sobre os ossos.

3) Arcabouço geológico

É uma forma de descrever o conjunto de rochas que constituem determina região na superfície terrestre, delimitando os recursos minerais disponíveis para a construção daquela estrutura. Caracteriza tanto os tipos de formações rochosas quanto a constituição de cada uma delas, numa perspectiva individual que parte de análises químicas de fragmentos.

E o que é arcabouço fiscal?

Em 30 de março de 2023, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de um novo arcabouço fiscal. Contudo, muitos brasileiros ficaram confusos sobre o que essa expressão descreve. Basicamente, refere-se a um conjunto de novas regras fiscais que vão pautar o trabalho do Governo Federal na administração das contas públicas.

continua depois da publicidade

Desse modo, pretende-se utilizar esse conjunto de regras para manter a responsabilidade fiscal dos gastos realizados pelo poder público. A expectativa é que esse arcabouço fiscal afete o trabalho do Banco Central em relação à taxa básica de juros, auxiliando a manter a dívida pública sem ampliar o endividamento e o déficit estabelecido nos últimos anos.

As principais mudanças previstas é a substituição da política do teto de gastos, também impedindo que o governo gaste para além da inflação registrada no exercício anterior. Porém, oferecerá mais flexibilidade na negociação dessas despesas extras.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade