Antes de Brasília: confira as cidades que já foram capitais do Brasil

Até a construção de Brasília, outras cidades brasileiras ocuparam o posto de capital e foram bastante importantes para a história do Brasil.

Brasília atualmente ocupa o lugar de capital do Brasil. Mas esse lugar nem sempre foi da cidade, sendo a capital ocupada por outras duas cidades de regiões distintas do Brasil. A primeira a ser capital foi Salvador, sendo sucedida pelo Rio de Janeiro.

Nos primórdios do século 16, o Brasil era uma colônia de Portugal e a região Nordeste era um local muito próspero, importante para o desenvolvimento econômico do país. Assim, Salvador foi capital durante os anos de 1549 e 1763.

Em seguida, o Rio de Janeiro chegou a ocupar o posto entre 1763 e 1960 e na sequência Brasília assumiu o posto, em 21 de abril de 1960. Um fato curioso, entretanto, foi a curta nomeação da cidade de Curitiba, capital brasileira entre 24 e 27 de março de 1969.

Antes de Brasília: as capitais do Brasil

A primeira capital do Brasil foi Salvador, entre 1549 e 1763. Logo em seguida, o lugar foi ocupado pelo Rio de Janeiro, entre 1763 a 1960. Desde então, a última capital do Brasil é Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.

Salvador

Entre 1534 e 1549, o Brasil utilizava o sistema das Capitanias Hereditárias, faixas de terra chefiados por nobres de confiança de D. João III. O sistema não deu certo e após a falta de investimento e ataques indígenas, as capitanias tiveram seu fim e o território foi reorganizado no Governo Geral.

Foi aí que Salvador se tornou a primeira capital do Brasil, em 1549 até 1763. No século XVI a região Nordeste era muito próspera e importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nesse sentido, Salvador era uma cidade muito desenvolvida, sobretudo pela sua posição estratégica para o comércio do açúcar e pela extração de pau-brasil.

Rio de Janeiro

Durante o século XVIII a Coroa Portuguesa acabou encontrando ouro em Minas Gerais, e o açúcar baiano já não tinha tanto valor como antigamente. O auge da exploração do ouro trouxe a necessidade de se transferir a capital para perto do novo bem disponível.

Nesse sentido, os portugueses escolheram o Rio de Janeiro muito em parte pela proximidade com Minas Gerais e por ser uma região costeira – mais acessível e estratégica para o fluxo de pessoas e de mercadorias.

Assim, a nova capital ocuparia o posto até 1960. O Rio de Janeiro também foi escolhido como capital por além de ser um local mais próximo das atividades de mineração, ser um ponto cobiçado pela Coroa Espanhola.

Brasília

A última e atual capital do país é fruto de um sonho de Juscelino Kubitschek, que iniciou a construção da nova capital em 1956. Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília é um projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, construída no Planalto Central, em uma localização anteriormente sonhada pelo Padre Dom Bosco.

Desde o Brasil Colônia a Coroa já falava em transferir a capital do país para o interior do Brasil. O primeiro a dar essa sugestão, em 1761, teria sido o Marquês de Pombal, ministro português. Por volta de 1823, o estadista e poeta José Bonifácio também foi outra importante figura a sugerir a mudança da capital para o interior.

A ideia basicamente consistia em povoar o interior do país por ser uma região estratégica e mais protegida. A costa brasileira poderia ser um local mais vulnerável, de acordo com os movimentos de nações que cobiçavam certas partes do território brasileiro.

Nesse sentido, Brasília foi construída unicamente para ser a capital do país e abrigar os Três Poderes. A região Centro Oeste era importante ponto de distribuição do Brasil e a nova cidade tinha o objetivo de oferecer mais segurança e proteção aos poderes políticos republicanos.

Leia também

você pode gostar também

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.