Antes de Brasília: confira as cidades que já foram capitais do Brasil

Até a construção de Brasília, outras cidades brasileiras ocuparam o posto de capital e foram bastante importantes para a história do Brasil.

Brasília atualmente ocupa o lugar de capital do Brasil. Mas esse lugar nem sempre foi da cidade, sendo a capital ocupada por outras duas cidades de regiões distintas do Brasil. A primeira a ser capital foi Salvador, sendo sucedida pelo Rio de Janeiro.

continua depois da publicidade

Nos primórdios do século 16, o Brasil era uma colônia de Portugal e a região Nordeste era um local muito próspero, importante para o desenvolvimento econômico do país. Assim, Salvador foi capital durante os anos de 1549 e 1763.

Em seguida, o Rio de Janeiro chegou a ocupar o posto entre 1763 e 1960 e na sequência Brasília assumiu o posto, em 21 de abril de 1960. Um fato curioso, entretanto, foi a curta nomeação da cidade de Curitiba, capital brasileira entre 24 e 27 de março de 1969.

Antes de Brasília: as capitais do Brasil

Leia também

A primeira capital do Brasil foi Salvador, entre 1549 e 1763. Logo em seguida, o lugar foi ocupado pelo Rio de Janeiro, entre 1763 a 1960. Desde então, a última capital do Brasil é Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.

continua depois da publicidade

Salvador

Entre 1534 e 1549, o Brasil utilizava o sistema das Capitanias Hereditárias, faixas de terra chefiados por nobres de confiança de D. João III. O sistema não deu certo e após a falta de investimento e ataques indígenas, as capitanias tiveram seu fim e o território foi reorganizado no Governo Geral.

Foi aí que Salvador se tornou a primeira capital do Brasil, em 1549 até 1763. No século XVI a região Nordeste era muito próspera e importante para o desenvolvimento econômico do Brasil. Nesse sentido, Salvador era uma cidade muito desenvolvida, sobretudo pela sua posição estratégica para o comércio do açúcar e pela extração de pau-brasil.

continua depois da publicidade

Rio de Janeiro

Durante o século XVIII a Coroa Portuguesa acabou encontrando ouro em Minas Gerais, e o açúcar baiano já não tinha tanto valor como antigamente. O auge da exploração do ouro trouxe a necessidade de se transferir a capital para perto do novo bem disponível.

Nesse sentido, os portugueses escolheram o Rio de Janeiro muito em parte pela proximidade com Minas Gerais e por ser uma região costeira – mais acessível e estratégica para o fluxo de pessoas e de mercadorias.

Assim, a nova capital ocuparia o posto até 1960. O Rio de Janeiro também foi escolhido como capital por além de ser um local mais próximo das atividades de mineração, ser um ponto cobiçado pela Coroa Espanhola.

continua depois da publicidade

Brasília

A última e atual capital do país é fruto de um sonho de Juscelino Kubitschek, que iniciou a construção da nova capital em 1956. Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília é um projeto de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, construída no Planalto Central, em uma localização anteriormente sonhada pelo Padre Dom Bosco.

Desde o Brasil Colônia a Coroa já falava em transferir a capital do país para o interior do Brasil. O primeiro a dar essa sugestão, em 1761, teria sido o Marquês de Pombal, ministro português. Por volta de 1823, o estadista e poeta José Bonifácio também foi outra importante figura a sugerir a mudança da capital para o interior.

A ideia basicamente consistia em povoar o interior do país por ser uma região estratégica e mais protegida. A costa brasileira poderia ser um local mais vulnerável, de acordo com os movimentos de nações que cobiçavam certas partes do território brasileiro.

Nesse sentido, Brasília foi construída unicamente para ser a capital do país e abrigar os Três Poderes. A região Centro Oeste era importante ponto de distribuição do Brasil e a nova cidade tinha o objetivo de oferecer mais segurança e proteção aos poderes políticos republicanos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade