Ano Novo: confira 5 amuletos da sorte para atrair boas energias

Você acredita em boa sorte e fortuna trazida por superstições e rituais? Se este é o seu caso, confira alguns amuletos para usar na espera do novo ano.

Próximo à chegada do Ano Novo, muitas pessoas começam a se preparar para recebê-lo da melhor forma, então toda ajuda é válida para deixar para trás um ano velho e ter boa sorte no ciclo que se inicia.

Como ninguém sabe o que o próximo ano trará, existem certos costumes, amuletos e rituais que muitos dizem ser úteis para ter um ano positivo em vários aspectos da vida, seja economicamente, na saúde e até no amor.

Um ritual consiste numa série de passos que se repetem sempre da mesma forma para obter um determinado resultado, pelo que o final do ano é o momento ideal para colocar alguns deles em prática. Já o amuleto é um objeto que acredita-se que confere poder ao seu possuidor.

Por isso, se você é uma das pessoas supersticiosas, aqui deixamos algumas opções de amuletos e rituais para começar 2023 com o pé direito.

5 amuletos que trazem sorte e prosperidade no Ano Novo

1. Ferradura

Este é um amuleto popular de Ano Novo que dizem trazer boa sorte. É frequentemente usado como elemento decorativo em quadros e peças de vestuário, mas também pode ser usado como pingente ou no chaveiro.

2. O trevo-de-quatro-folhas

Um símbolo clássico de boa sorte. Dizem que se você encontrar um, significa que o próximo ano será de sorte para você.

3. O pé de coelho

O pé de coelho é considerado um amuleto da sorte. E é tradicionalmente usado como chaveiro ou pingente. Assim, acredita-se que traz boa sorte e fortuna no novo ano.

4. O símbolo do infinito

O símbolo de infinitas possibilidades é também usado como um amuleto de Ano Novo para representar nosso potencial ilimitado no ano que se aproxima.

5. Pena

É um dos amuletos para o final do ano e símbolo de recomeços no dia a dia. A pena é usada como um amuleto de Ano Novo para representar nossas esperanças e sonhos para o futuro junto com nossos entes queridos, especialmente a família.

Rituais de Ano Novo

Além dos amuletos, os rituais mais comuns de Ano Novo incluem:

1. Acender velas

Muitas pessoas recebem o Ano Novo acendendo velas em casa, que devem ser deixadas acesas até serem totalmente consumidas. Dizem que garantem paz, harmonia e felicidade, entre outros presentes.

As cores das velas indicam diferentes tipos de energia que recebemos. As velas brancas trazem paz, clareza e lucidez; as douradas, dinheiro e abundância; as amarelas, prosperidade para os negócios; já as azuis ajudam a alcançar objetivos profissionais ou mudar de emprego.

Ainda, as vermelhas simbolizam a busca por amor e paixão; as verdes, saúde; as roxas ajudam a transformar o negativo em positivo e a afastar todas as más energias da vida; e as laranjas conferem inteligência. Em alguns lugares, doze velas são acesas à meia-noite.

2. Varrer a casa

Outra das tradições populares consiste em varrer a casa ou a parte da frente à meia-noite e jogar o pó na rua. Simboliza expulsar problemas e más energias do lar para começar um novo ano com tranquilidade em casa. Em alguns locais, após a varredura, a vassoura é jogada em uma fogueira previamente acesa.

Algumas pessoas fazem uma faxina geral no dia 31, jogam fora tudo o que está velho e não tem mais uso e recebem o Ano Novo com a casa totalmente limpa. Posteriormente, para que as más energias não entrem, recomenda-se pendurar uma folha de babosa na entrada da residência.

3. Abraçar e beijar entes queridos

Por fim, no momento em que a última badalada do relógio anuncia o Ano Novo, segue-se o antigo costume de abraçar e beijar as pessoas próximas. De forma respeitosa, beijar ou abraçar alguém, nesse momento, simboliza um novo ciclo cheio de amor, amizade sincera e fraternidade.

Diz-se ainda que quem quer atrair o amor e formar um novo casal deve dar o primeiro abraço do novo ano usando uma peça de roupa íntima nova ou vermelha.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.