Afinal, qual é o real significado da palavra Réveillon?

Réveillon é a palavra que indica a festividade de Ano Novo e surgiu na França. Mas as comemorações são originadas de muito antes.

A virada do ano está próxima e essa é uma comemoração mundial que marca uma mudança de ciclo. Essa celebração é conhecida como Réveillon, uma palavra francesa que tem um significado bastante específico. A passagem do dia 31 de dezembro para 1° de janeiro faz parte do calendário religioso e conta com várias tradições e superstições.

No Brasil, por exemplo, muitas pessoas fazem festa com comidas especiais e se vestem de branco. Há também quem utilize itens de vestiário roupas em cores específicas com significados positivos para o ano que chega, como paz, amor, dinheiro e saúde.

Qual é o significado de Réveillon?

origem do reveillon, origem da palavra reveillon, origem do ano novo, origem das festas de ano novo
Conheça a origem do Réveillon. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

A palavra Réveillon é um substantivo masculino originado do verbo réveiller, que significa “acordar”, “reanimar” ou “despertar”. Ou seja, dá a ideia de um novo início, o surgimento de mais um ano. Esse termo surgiu no século XVII na nobreza francesa para indicar comidas leves que eram servidas à noite para manter as pessoas acordadas.

Depois, começou a ser utilizado para classificar jantares que iam até iam até a meia-noite. Esses eram regados a muita comida e aconteciam ao longo de todo o ano, marcando a véspera de datas importantes, inclusive no Ano Novo. Mais tarde, no século XIX, a festividade de virada do ano se tornou muito popular nas colônias francesas.

Qual é a origem da festa de Ano Novo?

Apesar de a palavra Réveillon ter surgido na França e se popularizado em outras localidades, a festa de Ano Novo tem uma origem muito anterior. Os primeiros registros dessas celebrações são da Mesopotâmia, datados de 4 mil anos atrás. No entanto, o calendário era diferente do que usamos hoje em dia.

A transição de um ano para o outro era comemorada na passagem do inverno para a primavera, o que equivaleria aos dias 22 e 23 de março do calendário atual. A ideia era comemorar o início de uma nova época de plantio. Para outros povos, a festa acontecia em outros meses.

Por exemplo, persas, assírios e fenícios comemoravam a virada do ano em setembro. mulçumanos celebram em maio e para os chineses acontece em fevereiro. O Ano Novo de dezembro para janeiro foi instituído pelo calendário gregoriano, que foi adotado pela Igreja Católica e é utilizado até hoje.

No Brasil, as primeiras comemorações de Réveillon surgiram na corte de Dom Pedro II no Rio de Janeiro. As festas contavam com jantares franceses que, mais tarde, passaram a incluir elementos da cultura nacional, como pular 7 ondas na praia para ter um bom ano. Os eventos foram copiados pelas elites paulistas e se espalharam por todo o país.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.